Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

"Todo feminismo se torna um machismo de saias", diz papa Francisco

Pontífice foi questionado se a apresentação inédita de uma mulher durante as Assembleias Gerais da Igreja Católica significaria um "tipo de feminismo eclesiástico"

"Todo feminismo se torna um machismo de saias", diz papa Francisco
Notícias ao Minuto Brasil

07:51 - 23/02/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Declaração

O papa Francisco afirmou, nesta sexta-feira (22), que "todo feminismo se torna um machismo de saias". A declaração foi feita pelo pontífice ao comentar a presença da professora de Direito canônico Linda Ghisoni, no segundo dia de debates da cúpula contra a pedofilia. O evento teve início na última quinta-feira (21), no Vaticano.

Foi a primeira vez, segundo o site Vatican News, que uma mulher se apresentou durante as Assembleias Gerais da Igreja Católica. Por isso, o papa chegou a ser questionado se a presença dela significaria um "tipo de feminismo eclesiástico".

"Convidar uma mulher a falar sobre as feridas da Igreja é convidar a Igreja a falar sobre ela mesma, sobre as feridas que ela tem", acrescentou o papa Francisco.

+ Em dia de distribuição de ajuda, Maduro fecha fronteira com Colômbia

Linda Ghisoni, hoje subsecretária de uma seção do Vaticano, afirma ter sido vítima de abuso de um clérigo no passado. Ela cobrou, segundo o portal G1, que o assunto seja tratado pelas autoridades da Igreja.

"Como podemos falar de proteção de menores na Igreja, sem considerar as vítimas e suas famílias, sem falar dos abusadores, dos cúmplices, dos negacionistas, dos acusados injustamente, dos negligentes, dos que desviaram os casos, dos que tentaram falar e agir mas foram calados?", disse Ghisoni.

Francisco agradeceu Ghisoni pelo testemunho e lembrou que "a mulher é a imagem da Igreja que é mulher, noiva e mãe". "Sem esse estilo, nós falaríamos do Povo de Deus como uma organização, talvez uma união comercial, mas não como uma família nascida da mãe Igreja", discursou.

Veja também: Elefante ataca barco de turistas na Tailândia; veja

Campo obrigatório