Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cardeal alemão admite que igreja católica destruiu dossiês sobre abusos

Reinhard Marx fez declaração durante cúpula contra a pedofilia que está sendo realizada no Vaticano até amanhã

Cardeal alemão admite que igreja católica destruiu dossiês sobre abusos
Notícias ao Minuto Brasil

12:07 - 23/02/19 por Lusa

Mundo Denúncia

A igreja católica destruiu os dossiês sobre abusos sexuais, admitiu hoje (22) o cardeal alemão Reinhard Marx, assessor próximo do papa Francisco, falando na cúpula que está sendo realizada no Vaticano contra a pedofilia.

"Os processos e procedimentos estabelecidos para julgar os crimes foram deliberadamente ignorados, até mesmo cancelados ou anulados, e os direitos das vítimas foram pisados e deixados à mercê de cada indivíduo", lamentou o presidente da Conferência Episcopal Alemã.

+ Militares venezuelanos na fronteira desertam e seguem para a Colômbia

+ Três adolescentes são esfaqueados em festa de igreja londrina

O cardeal Reinhard Marx defendeu ainda a eliminação da norma do segredo pontifício nos casos de abusos a menores.

O arcebispo de Munique foi um dos três relatores da sessão de hoje do evento sobre "a proteção dos menores na igreja", que ocorre até amanhã (24) e reúne 190 representantes da hierarquia religiosa.

"Na era das redes sociais, onde é possível que todos e cada um estabeleçam contato quase imediato e trocas de informação através do Facebook, Twitter, é necessário redefinir a confidencialidade e o segredo, e fazer uma distinção em relação à proteção dos dados", referiu.

Marx disse ainda que "qualquer objeção baseada no segredo pontifício só seria relevante se fosse possível indicar razões convincentes", mas que "como estão as coisas, não conheço essas razões".

A eliminação do segredo, que as vítimas de abusos pelo clero pediram em inúmeras ocasiões ao considera que protege os agressores, é uma das propostas que mais se tem ouvido desde o início da reunião no Vaticano.

Também o presidente da comissão para a proteção de menores, o cardeal norte-americano Sean Patrick O'Malley, afirmou que "é importante rever todo o conceito de segredo pontifício" para estes casos.

Na sua intervenção de hoje, Reinhard Marx insistiu também na necessidade da "comunicação ao público do número de casos e os detalhes relativos aos mesmo na medida do possível".

"Se fracassarmos, perderemos a oportunidade de manter um nível de autodeterminação sobre a informação ou nos exporemos à suspeita do encobrimento", assegurou, exortando ainda que sejam "estabelecidas normas e regras processuais transparentes para os processos eclesiásticos".

Campo obrigatório