Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Kim Jong-un inicia viagem para 2ª reunião com Trump

O líder da Coreia do Norte irá de trem até Hanói, no Vietnã

Kim Jong-un inicia viagem para 2ª reunião com Trump
Notícias ao Minuto Brasil

14:50 - 23/02/19 por Ansa

Mundo Vietnã

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, partiu neste sábado (23), em um trem especial, para o Vietnã, onde se reunirá nos dias 27 e 28 de fevereiro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A informação é da agência russa Tass, que cita uma fonte anônima de Pyongyang. Antes da cúpula com o americano, Kim deve fazer uma "visita oficial de amizade" ao Vietnã. O trem teria partido da Coreia do Norte às 17h (5h em Brasília) e percorrerá todo o leste da China antes de chegar a Hanói, capital vietnamita, em um trajeto de mais de 4 mil quilômetros.

+ Nigéria admite ataque do Boko Haram durante eleição

A visita ao Vietnã deve servir para Kim reconstruir suas relações com o país. Em 2017, Hanói demonstrou desapontamento pelo fato de uma cidadã vietnamita, Doan Thi Huong, ter sido usada para executar o homicídio de Kim Jong-nam, meio-irmão do líder, em um aeroporto da Malásia.

Essa será a segunda reunião entre Trump e Kim, após a cúpula de 12 de junho de 2018, em Singapura, o primeiro encontro na história entre líderes dos dois países. Desde então, o regime norte-coreano não realizou nenhum teste nuclear ou balístico, mas também não deu sinais de que abrirá mão de seu arsenal atômico. (ANSA)

Campo obrigatório