Meteorologia

  • 23 JULHO 2019
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 15º

Edição

Brexit pode ser adiado para 2021, diz jornal

Fontes da UE disseram ao 'The Guardian' que membros do governo britânico estão dispostos a se rebelar contra Theresa May para garantir que saída do bloco não seja feita sem acordo

Brexit pode ser adiado para 2021, diz jornal
Notícias ao Minuto Brasil

06:46 - 25/02/19 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Imbróglio

O Brexit poderá ser adiado para 2021. A informação foi publicada pelo "The Guardian", citando fontes da União Europeia (UE). O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, é a favor do prolongamento do período de negociação, caso o acordo continue sendo rejeitado pela Câmara dos Comuns. 

Este alargamento do prazo do período de negociação permitiria que o Reino Unido e a UE desenvolvessem estratégias para um relacionamento futuro, "limando" as arestas necessárias. 

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, não tem medido esforços para que o acordo tenha luz verde e a UE está determinada a evitar que as negociações sejam estendidas.

+ Representantes de 15 países discutem na Colômbia a crise venezuelana

Nessa domingo (24), May indicou que o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia será votado novamente no parlamento britânico até 12 de março. A primeira-ministra detalhou ainda que a equipe de negociadores britânica regressará a Bruxelas na terça-feira (26).

"A minha equipe vai voltar a Bruxelas na terça-feira. Consequentemente, não teremos uma votação relevante no parlamento esta semana, mas garantiremos que esta acontecerá até 12 de março. Ainda está ao nosso alcance sair da UE em 29 de março e é isso que planejamos fazer", resumiu a líder do governo britânico.

Na sexta-feira (22), o "The Guardian" noticiou que cerca de 25 membros do governo estão dispostos a se rebelar contra a chefe do executivo e a votar a favor de um adiamento do Brexit, para garantir que seja descartado o cenário de saída sem acordo. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório