Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Brexit pode ser adiado para 2021, diz jornal

Fontes da UE disseram ao 'The Guardian' que membros do governo britânico estão dispostos a se rebelar contra Theresa May para garantir que saída do bloco não seja feita sem acordo

Brexit pode ser adiado para 2021, diz jornal
Notícias ao Minuto Brasil

06:46 - 25/02/19 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Imbróglio

O Brexit poderá ser adiado para 2021. A informação foi publicada pelo "The Guardian", citando fontes da União Europeia (UE). O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, é a favor do prolongamento do período de negociação, caso o acordo continue sendo rejeitado pela Câmara dos Comuns. 

Este alargamento do prazo do período de negociação permitiria que o Reino Unido e a UE desenvolvessem estratégias para um relacionamento futuro, "limando" as arestas necessárias. 

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, não tem medido esforços para que o acordo tenha luz verde e a UE está determinada a evitar que as negociações sejam estendidas.

+ Representantes de 15 países discutem na Colômbia a crise venezuelana

Nessa domingo (24), May indicou que o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia será votado novamente no parlamento britânico até 12 de março. A primeira-ministra detalhou ainda que a equipe de negociadores britânica regressará a Bruxelas na terça-feira (26).

"A minha equipe vai voltar a Bruxelas na terça-feira. Consequentemente, não teremos uma votação relevante no parlamento esta semana, mas garantiremos que esta acontecerá até 12 de março. Ainda está ao nosso alcance sair da UE em 29 de março e é isso que planejamos fazer", resumiu a líder do governo britânico.

Na sexta-feira (22), o "The Guardian" noticiou que cerca de 25 membros do governo estão dispostos a se rebelar contra a chefe do executivo e a votar a favor de um adiamento do Brexit, para garantir que seja descartado o cenário de saída sem acordo. Com informações da Lusa.

Campo obrigatório