Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Maduro: 'Se Guaidó voltar, terá que dar explicações à Justiça'

Autoproclamado presidente interino da Venezuela está em território colombiano desde sexta-feira (22)

Maduro: 'Se Guaidó voltar, terá que dar explicações à Justiça'
Notícias ao Minuto Brasil

13:50 - 26/02/19 por Folhapress

Mundo Venezuela

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Em entrevista à TV americana ABC, o ditador Nicolás Maduro mandou um recado ao líder da oposição na Venezuela, Juan Guaidó, reconhecido como presidente interino por mais de 50 países.

Quando questionado se ele permitiria a volta de Guaidó ao país, Maduro disse: "Ele pode sair e voltar, mas terá que dar explicações à Justiça, porque foi proibido de deixar o país. Ele tem que respeitar as leis."

Ele acusa Guaidó de tentar estabelecer um governo paralelo, durante a reunião do Grupo de Lima, que foi realizado em Bogotá na segunda-feira (25).

O Grupo de Lima é formado por 14 países das Américas, que reconhecem o líder opositor Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela. O México integra o fórum, porém não reconhece Guaidó.

+ Itamaraty prepara plano de retirada de brasileiros na Venezuela

Guaidó está em território colombiano desde sexta-feira (22). Na sexta-feira (23) ele compareceu ao Venezuela Aid Live, um festival na fronteira com a Colômbia para arrecadar verba para a ajuda humanitária e pressionar Maduro a aceitar que a ajuda internacional entrasse no país.

Na segunda-feira (25), Guaidó participou da reunião do Grupo de Lima. Ele disse que voltaria ao país esta semana.

Na mesma entrevista, Maduro insistiu que os EUA realizam um plano para "fabricar uma crise" na Venezuela, o que justificaria uma intervenção não apenas em seu país, mas em toda a América do Sul. Em sua opinião, "tudo o que o governo dos Estados Unidos fez foi condenado ao fracasso".

"A Venezuela tem o direito à paz, tem instituições legítimas. Eu (...) estou preparado para um diálogo direto com o seu governo. Somos sul-americanos, temos que buscar soluções do século 21, não para a Guerra Fria. A Guerra Fria deve ser deixada para trás", disse ele, num recado ao presidente dos EUA, Donald Trump.

Ele insistiu que Trump se tornou presidente graças ao "caminho fraturado" deixado por seu antecessor, Barack Obama e reiterou sua disposição em dialogar com ele para ter relações respeitosas.

Maduro disse que não teme o presidente norte-americano, mas se preocupa com quem está ao seu redor, como o vice-presidente Mike Pence, o assessor de segurança, John Bolton, o secretário de Estado, Mike Pompeo e o encarregado das relações com a Venezuela, Elliott Abrams.

"Eu acho que essas pessoas que cercam o presidente Trump são ruins. E acho que, em certo momento, o presidente Trump terá que dizer 'temos que ver o que acontece com a Venezuela e mudar nossa política'", disse ele. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório