Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Repórter é detido na Venezuela após fotografar agentes de inteligência

Seu equipamento e celular pessoal foram confiscados

Repórter é detido na Venezuela após fotografar agentes de inteligência
Notícias ao Minuto Brasil

19:23 - 26/02/19 por Folhapress

Mundo Venezuela

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Sindicato Nacional de Trabalhadores da Imprensa da Venezuela informou que o repórter Daniel Garrido, da emissora americana Telemundo, foi detido por mais de oito horas por funcionários do Serviço de Bolivariano de Inteligência Nacional nesta terça (26), em Caracas.

Seu equipamento e celular pessoal foram confiscados. Segundo o sindicato, o repórter foi colocado em uma viatura e conduzido por diversos pontos da cidade durante várias horas em que ficou incomunicável.

A última foto enviada por Garrido mostra uma patrulha de agentes da unidade de inteligência do regime de Nicolás Maduro na porta do hotel onde ficaram hospedados o jornalista Jorge Ramos e a equipe da Univisión, um dos principais canais hispânicos dos Estados Unidos.

+ Maduro acusa Trump de incentivar guerra na América do Sul

+ México se oferece para diálogo sobre a Venezuela e cita Papa

A equipe ficou detida por mais de duas horas no Palácio de Miraflores, sede do governo na segunda (25) à noite. O repórter fez perguntas a Maduro durante uma entrevista que irritaram o ditador.

O equipamento e as gravações também foram confiscados. Eles foram deportados na manhã desta terça.

+ Maduro: 'Se Guaidó voltar, terá que dar explicações à Justiça'

Segundo o sindicato, já foram registrados mais de 30 casos de detenção de jornalistas e funcionários de veículos da mídia desde o início do ano.

Em novembro de 2018, os jornalistas brasileiros Tiago Henrique da Silva e Fernanda Kraide Camuzzo e o espanhol Álvaro Fernández foram detidos durante várias horas por militares venezuelanos quando realizavam uma reportagem sobre a crise migratória na fronteira entre Brasil e Venezuela.

Campo obrigatório