Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sueca de 16 anos é indicada ao Nobel da Paz por 'greve climática'

Greta Thunberg ganhou notoriedade ao discursar na COP24 em 2018

Sueca de 16 anos é indicada ao Nobel da Paz por 'greve climática'
Notícias ao Minuto Brasil

11:45 - 14/03/19 por Ansa

Mundo Destaque

A ativista sueca de 16 anos, Greta Thunberg, responsável por liderar uma greve estudantil para exigir medidas conta as mudanças climáticas na Europa, foi indicada para o Prêmio Nobel da Paz de 2019.

A informação foi revelada nesta quinta-feira (14) por um dos três parlamentares noruegueses do Partido da Esquerda Socialista que lançaram a iniciativa. "Nós nomeamos Greta porque a mudança climática, se não for barrada, será a principal causa das guerras, dos conflitos e do fluxo de refugiados futuros", afirmou o deputado Freddy Andre Oevstegaard.

Segundo os políticos, "o gigantesco movimento que Greta colocou em ação é uma contribuição muito importante para a paz".

Com apenas 16 anos, a adolescente foi responsável por convocar uma "greve mundial" de estudantes para exigir ações mais eficazes contra as mudanças climáticas. O movimento inicialmente realizado na Suécia se estendeu por outros países europeus, inclusive Greta compareceu no mês passado em Bruxelas, onde discursou no Comitê Econômico e Social Europeu. No entanto, ela já havia ganhado notoriedade depois de realizar um pronunciamento na 24ª Conferência da ONU sobre o clima, realizado em dezembro de 2018, na Polônia. (ANSA)

Campo obrigatório