Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Jornalista é espancado na Venezuela

Não há detalhes sobre seu estado de saúde

Jornalista é espancado na Venezuela
Notícias ao Minuto Brasil

14:24 - 15/03/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Polonês

BUENOS AIRES, ARGENTINA (FOLHAPRESS) - O jornalista polonês Tomasz Surdel foi espancado pela Faes (Força de Ações Especiais, órgão ligado ao Executivo) numa rua do bairro de Bello Monte, em Caracas, enquanto entrevistava moradores. Bello Monte é um local tradicional de protestos na capital da Venezuela.

A notícia foi divulgada pelo jornal El Nacional e confirmada pelo setor de comunicação da Assembleia Nacional, que divulgou a foto.

"Me espancaram com algo duro e principalmente na cara e na cabeça. Colocaram minha cabeça num saco plástico e, quando o tiraram, estavam apontando uma arma na minha cara. Fizeram que iam atirar, mas a arma estava descarregada. Me empurraram e me jogaram no chão", disse o jornalista ao El Nacional, acrescentando que seus agressores estavam encapuzados.

Ataque a mesquitas na Nova Zelândia deixa ao menos 49 mortos

A Faes tem sido a força mais utilizada na repressão nas ruas da cidade. Seus oficiais não pertencem ao Exército, andam sempre mascarados e sem identificação.

Surdel teria sido preso na última quinta-feira (14) e liberado nesta sexta (15). Não há detalhes sobre seu estado de saúde.

O jornal para o qual ele trabalha, o Gazeta Wyborcza, lançou um comunicado denunciando os ataques a seu profissional, que estava no país há dois meses.

Dirigido à embaixada da Polônia em Caracas, o comunicado pede "intervenção urgente" das autoridades diplomáticas polonesas para que peçam explicação à ditadura venezuelana sobre o incidente.

Campo obrigatório