Jornalistas denunciam ataques, roubos e intimidações na Venezuela

"Responsabilizamos Nicolás Maduro, os seus órgãos de segurança, pela integridade física dos jornalistas, fotojornalistas e motoristas da imprensa", afirma o órgão

© .

Mundo Colégio 17/03/19 POR Lusa

O Colégio Nacional de Jornalistas denunciou neste domingo (17) que o Governo do Presidente Nicolás Maduro intensificou os ataques contra a imprensa e transformou os jornalistas em "objetivo político" apenas por informar o que a acontece no país.

PUB

"Alertamos para o ataque contra a liberdade de expressão, a imprensa livre, os trabalhadores da imprensa na Venezuela, que hoje se convertem num objetivo político pelo simples fato de informar sobre o que está acontecendo no nosso país, com a reiterada violação da Constituição", denunciou o Colégio Nacional de Jornalistas (CNP, sigla em espanhol) através do Twitter.

Protesto contra Bolsonaro reúne 50 pessoas em frente à Casa Branca

O CNP (entidade responsável pela atribuição da carteira profissional de jornalista) explica ainda que "a partir do Governo reprimem, detêm, desaparecem por horas, torturam e violam os Direitos Humanos dos trabalhadores da imprensa".

"Responsabilizamos Nicolás Maduro, os seus órgãos de segurança, pela integridade física dos jornalistas, fotojornalistas e motoristas da imprensa", afirma.

Por outro lado, sublinha que "as ameaças e a exposição pública dos trabalhadores da imprensa, como se faz nos programas da VTV canal 8 (televisão estatal) e em eventos públicos, também representa uma violação da liberdade de expressão".

"Condenamos energicamente este tipo de atos que violam os Direitos Humanos", explica.

O Sindicato Nacional de Trabalhadores da Imprensa (SNTP) denunciou pelas 02:00 horas locais de hoje (03:30 horas em Brasília) "dois homens e uma mulher, armados, vandalizaram a sede do El Informador [diário]", no Estado venezuelano de Lara (370 quilômetros a sudoeste de Caracas).

"Deram pontapés nos portões e portas, tombaram os cartazes e, antes, coletivos (grupos armados afetos ao regime) assediaram dois dos seus jornalistas" na urbanização Ali Primera", explica.

Segundo o SNTP, Enmanuel de Sousa e Reinaldo Gómez, do El Informador, foram "ameaçados e perseguidos pelos coletivos, enquanto funcionários do governo do Estado de Lara "agrediram Agatha Reyes, de La Prensa de Lara, por tomar nota de uma denúncia de um cidadão".

Por outro lado, precisa que 12 jornalistas foram hoje "intimidados, agredidos e impedidos, por oficiais da Guarda Nacional Bolivariana (GNB polícia militar), de cobrir a visita de uma delegação da Comissão de Direitos Humanos da ONU à prisão de Uribana.

Os jornalistas foram ainda filmados e fotografados pela GNB e por "ordem da ministra [das prisões] Iris Varela não puderam gravar nem tirar fotografias".

Apoiadores do Governo venezuelano teriam ainda, alegadamente roubado, hoje, um 'tablet' ao jornalista Hector Rodríguez, chefe de informação de La Prensa de Lara.

No sábado, participantes numa manifestação pró-regime, roubaram o jornalista gráfico Rayner Peña, em Caracas.

Na Venezuela são cada vez mais frequentes as denúncias de ataques físicos, roubos, detenções e intimidações a jornalistas.

Os dados do SNTP dão conta de que as agressões a jornalistas aumentaram desde 23 de janeiro de 2019, dia em que Juan Guaidó se autoproclamou presidente interino da Venezuela. Com informações da Agência Lusa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama ANITTA-CANTORA 14/05/24

Após rejeição a música sobre candomblé, Anitta responde seguidores

esporte Luto Há 2 Horas

Boxeador britânico de 29 anos morre no ringue durante primeira luta oficial

brasil CHUVA-RS Há 22 Horas

RS terá geada terça (14) e quarta (15) e a volta da chuva na sexta-feira (17)

fama Simony Há 6 Horas

Simony volta ao hospital para tratamento contra o câncer um ano após cura

mundo EUA Há 22 Horas

Avião da Delta pega fogo após aterrissar no aeroporto de destino

mundo EUA Há 6 Horas

Noivos viralizam com lista de regras rígidas para casamento; veja

politica JUSTIÇA-8 DE JANEIRO Há 3 Horas

Condenados do 8/1 quebram tornozeleira e deixam país

tech Apple Há 3 Horas

Tem iPhone? Atenção, há uma nova atualização para fazer

mundo México Há 5 Horas

Jovem britânica luta com crododilo para salvar a irmã gêmea

fama Monique Evans Há 6 Horas

Monique Evans eliminou 20 kg antes de casamento com DJ Cacá Werneck