Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Blair House, em Washington, já hospedou FHC, Lula e Dilma

Quando um líder estrangeiro se hospeda no edifício, a bandeira de seu país é hasteada na porta da casa

Blair House, em Washington, já hospedou FHC, Lula e Dilma
Notícias ao Minuto Brasil

05:19 - 19/03/19 por Folhapress

Mundo Hospedagem

A Blair House, onde está hospedado o presidente Jair Bolsonaro, seu filho Eduardo e os ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores), é a casa de hóspedes do governo americano em Washington.

Maior que a Casa Branca, residência oficial do presidente Donald Trump, conta com quatro andares, um porão e 15 suítes e salas de diversos tamanhos para reuniões e eventos.

Ao chegar à capital americana, no fim da tarde de domingo (17), Bolsonaro gabou-se numa rede social por se hospedar na Blair House. Segundo ele, essa era uma "honraria para pouquíssimos chefes de Estado".

+ Governo Trump conta com interlocução militar do Brasil na Venezuela

+ Papa expressa solidariedade após massacre em Suzano

Os três últimos presidentes brasileiros, porém, também ficaram na casa de hóspedes do governo americano: Fernando Henrique Cardoso -último a fazer uma visita de Estado, com todas as honrarias, em 1995-, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Quando um líder estrangeiro se hospeda no edifício, a bandeira de seu país é hasteada na porta da casa. É ali que os presidentes americanos eleitos ficam hospedados antes de tomarem posse e que as famílias de ex-presidentes mortos podem ficar durante o funeral -como aconteceu com os Bush, por exemplo.

Em uma de suas salas, estão o último quadro e foto do ex-presidente dos EUA Abraham Lincoln antes de seu assassinato, em 1865.

A suíte principal, onde está Bolsonaro nesta semana, foi redecorada em 2016, com móveis em tons pasteis e madeira clara.

A construção do século 19 abrigava um complexo de quatro edifícios e, após reforma entre as décadas de 1950 e 1980, transformou-se em um único prédio conhecido como "o hotel mais exclusivo do mundo".

Desde a Segunda Guerra Mundial hospeda chefes de Estado, membros de famílias reais e presidentes eleitos -o nome da casa foi dado em homenagem a Francis Preston Blair, que a construiu em 1859 para sua filha e genro. Com informações da Folhapress.

Campo obrigatório