Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Vítima de pedofilia chama Papa de 'traidor' e 'Judas'

Francisco foi criticado por não aceitar renúncia de cardeal

Vítima de pedofilia chama Papa de 'traidor' e 'Judas'
Notícias ao Minuto Brasil

10:53 - 20/03/19 por Ansa

Mundo Revolta

Uma associação de vítimas de pedofilia na França chamou nesta quarta-feira (20) o papa Francisco de "traidor" e "Judas" por não ter aceitado a renúncia do arcebispo de Lyon, cardeal Philippe Barbarin, condenado a seis meses de cadeia por ocultação de casos de abuso sexual.

Os crimes foram cometidos nas décadas de 1970 e 1980 pelo padre Bernard Preynat, e suas vítimas acusam Barbarin de ter ignorado as denúncias contra o sacerdote, apresentadas entre 2014 e 2015.

"Estamos exaustos, é um verdadeiro erro. Temos de lidar com alguém que trai, um Judas. A diferença é que Judas não tinha poderes, ao contrário do Papa, que ainda tem um pouco", disse François Devaux, presidente e fundador da associação "A palavra libertada", que reúne vítimas de Preynat, à rádio France Info.

+ Trump: Brasil será principal aliado dos Estados Unidos fora da Otan

+ Venezuela: 12 das 24 regiões estão sem eletricidade

"Quando se invoca certos valores e não os respeita, quando se promete instituir tribunais para julgar bispos negligentes, quando se prega tolerância zero e não a aplica, dificilmente se pode definir isso de outro modo. O Papa é totalmente responsável por tudo isso", acrescentou Devaux.

Barbarin foi recebido por Francisco na última segunda-feira (18), 11 dias depois de ter sido condenado a seis meses de prisão por acobertamento de pedofilia. O Pontífice rejeitou a renúncia, mas o deixou "livre" para tomar a melhor decisão para sua arquidiocese.

Dessa forma, o cardeal e arcebispo de Lyon resolveu se afastar por tempo indeterminado. Barbarin, 68 anos, é um dos principais nomes da Igreja Católica na França e já anunciou que pretende recorrer da sentença.

Em fevereiro passado, Francisco presidiu uma cúpula mundial sobre a pedofilia no clero, que prometeu punir bispos omissos. (ANSA)

Campo obrigatório