Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Evereste: derretimento de geleiras expõe corpos nas montanhas

'Por causa do aquecimento global, o manto de gelo e os glaciares estão derretendo rapidamente' e os cadáveres aparecem, explica ex-presidente da Associação de Montanhismo do Nepal

Evereste: derretimento de geleiras expõe corpos nas montanhas
Notícias ao Minuto Brasil

22:58 - 22/03/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Aquecimento global

Com o derretimento das geleiras do Evereste, corpos de alpinistas mortos estão ficando visíveis nas montanhas. A maior parte dos óbitos acontece com desastres naturais, como avalanches e quedas, mas também ocorrem problemas fisiológicos como tontura e dor de cabeça. Mais de 4,8 mil alpinistas já escalaram o pico mais alto da Terra.

"Por causa do aquecimento global, o manto de gelo e os glaciares estão derretendo rapidamente. Os cadáveres que permaneceram enterrados durante todos esses anos estão agora sendo expostos", explica Ang Tshering Sherpa, ex-presidente da Associação de Montanhismo do Nepal.

+ Brasil muda posição e vota a favor de Israel na ONU

"Já descemos cadáveres de alguns montanhistas que morreram nos anos recentes, mas os mais antigos estão aparecendo agora."

Um funcionário do governo local contou à "BBC" sobre os resgates: "Eu mesmo resgatei cerca de 10 cadáveres nos últimos anos em diferentes pontos do Everest. Claramente, mais e mais deles estão surgindo agora".

Campo obrigatório