Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Coletes amarelos fazem mais um sábado de protestos na França

Movimento contabilizou um total 127.212 manifestantes; o governo aponta 40.500

Coletes amarelos fazem mais um sábado de protestos na França
Notícias ao Minuto Brasil

22:31 - 23/03/19 por Lusa

Mundo Manifestação

O governo francês ficou satisfeito por ter conseguido evitar "excessos", nesta sábado (23), 19º dia de protestos dos coletes amarelos em Paris, ao contrário do que aconteceu há uma semana, na Champs-Élysées.

"Hoje aplicaram-se as medidas corretas e os resultados estão à vista", salientou o ministro francês do Interior, Christophe Castaner, em declaração à imprensa.

O cenário foi bem diferente do visto em 16 de março, quando centenas de manifestantes causaram danos a estabelecimentos na principal avenida da capital francesa.

+ Número de mortos após ciclone na África passa de 700

Castaner disse que 40.500 coletes amarelos se manifestaram na França, um número superior aos 32.000 do passado sábado. Em Paris, manifestaram-se cerca de 5.000 pessoas.

O movimento dos coletes amarelos contabilizou um total 127.212 manifestantes.

O ministro adiantou que foram feitas, em todo o país, 233 detenções e outras 107 pessoas foram multadas por se concentrarem, em cerca de 15 cidades, em zonas onde as manifestações tinham sido proibidas, para evitar cenários de vandalismo e pilhagem como os que se verificaram no último protesto.

Foram também feitos 8.645 controles preventivos.

O governante insistiu que as manifestações para as quais foi solicitada autorização ocorreram tranquilamente, em sua maioria, e que "foi possível prevenir as numerosas tentativas de violência".

Para tanto, foram mobilizados 65.000 policiais. Um agente sofreu uma paragem cardíaca na Praça da República, em Paris, e teve de ser retirado em estado muito grave.

Campo obrigatório