Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Europa conclui preparativos para saída desordenada do Reino Unido

Comissão europeia continua acompanhando os preparativos a nível das administrações

Europa conclui preparativos para saída desordenada do Reino Unido
Notícias ao Minuto Brasil

09:23 - 25/03/19 por Lusa

Mundo Brexit

A Comissão Europeia concluiu nesta segunda-feira (25) os preparativos para um cenário de saída desordenada do Reino Unido da União Europeia (UE), uma vez que que, segundo Bruxelas, essa perspectiva é "cada vez mais provável".

"Visto que é cada vez mais provável que o Reino Unido saia da União Europeia sem um acordo em 12 de abril, a Comissão Europeia concluiu hoje os seus preparativos para esse cenário", anunciou o executivo comunitário, em comunicado.

Paralelamente, a Comissão continua acompanhando os preparativos a nível das administrações e insta todos os cidadãos e empresas da UE a se informarem sobre as consequências de um eventual cenário de ausência de acordo e a concluírem os seus preparativos para esta eventualidade.

"Embora o cenário de ausência de acordo não seja desejável, a UE está preparada para lhe fazer face", ressalva a nota.

O Conselho Europeu concordou na quinta-feira com uma extensão do Artigo 50.º até 22 de maio, desde que o Acordo de Saída seja aprovado pela Câmara dos Comuns até sexta-feira.

Se isso não acontecer, a UE estipulou uma prorrogação até 12 de abril e disse que esperava que o Reino Unido indicasse um caminho a seguir antes dessa data para a consideração dos líderes europeus.

+ Foguete atinge casa em Tel Aviv e deixa 7 feridos

"Embora a UE continue esperando que isso não aconteça, se o Acordo de Saída não for ratificado até sexta-feira, 29 de março, o cenário de ausência de acordo poderá concretizar-se em 12 de abril. A UE se preparou para este cenário e se manteve unida durante todos os seus preparativos. É crucial que todos estejam cientes e preparados para as consequências práticas que a ausência de acordo implica", insiste Bruxelas.

Em caso de ausência de acordo, o Reino Unido vai se tornar um país terceiro, sem qualquer regime transitório, lembra o executivo comunitário, indicando que todo "o direito primário e secundário da UE deixará de ser aplicável ao Reino Unido a partir desse momento" e que o período de transição previsto no Acordo de Saída não terá lugar, "o que implicará perturbações significativas para os cidadãos e para as empresas".

Neste cenário, as relações do Reino Unido com a UE serão regidas pelo direito internacional público geral, incluindo as regras da Organização Mundial do Comércio, e a UE será obrigada a aplicar de imediato as suas regras e tarifas nas fronteiras com o Reino Unido, "incluindo verificações e controles aduaneiros, sanitários e fitossanitários e a verificação da conformidade com as normas da UE".

"Não obstante os consideráveis preparativos das autoridades aduaneiras dos Estados-Membros, estes controles poderão causar atrasos significativos na fronteira", alerta.

Bruxelas recorda ainda que as entidades do Reino Unido deixarão também de ser elegíveis para receber subvenções da UE e participar nos procedimentos de adjudicação de contratos da UE segundo os termos atuais e que, do mesmo modo, os cidadãos do Reino Unido deixarão de ser cidadãos do bloco comunitário e serão objeto de controles adicionais ao passarem nas fronteiras para a UE.

"Como referido, os Estados-Membros efetuaram preparativos consideráveis a nível dos portos e aeroportos para assegurar que esses controles são efetuados de forma tão eficiente quanto possível. Ainda assim, poderão verificar-se atrasos", assume Bruxelas.

Até à data, a Comissão Europeia apresentou 19 propostas legislativas, das quais 17 foram adotadas ou acordadas pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho, e publicou 90 notas setoriais específicas sobre os preparativos para o Brexit, que fornecem orientações pormenorizadas para os diferentes setores afetados pela saída do Reino Unido da UE. Com informações da Lusa. 

Leia também: Maduro diz que assessor de Guaidó faz parte de célula terrorista

Campo obrigatório