Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

May reúne governo e faz declaração hoje no parlamento

Os deputados britânicos vão votar ainda hoje os próximos passos sobre o processo do Brexit

May reúne governo e faz declaração hoje no parlamento
Notícias ao Minuto Brasil

10:45 - 25/03/19 por Lusa

Mundo Brexit

A primeira-ministra britânica, Theresa May, reuniu o governo na manhã desta segunda-feira (25) para delinear uma estratégia para o processo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE), e esta tarde deve fazer uma intervenção no parlamento.

Espera-se que May atualize os deputados por volta das 15h30 de Londres (12h30 de Brasília) sobre o resultado do Conselho Europeu da semana passada em Bruxelas, quando os líderes europeus concordaram com uma prorrogação da data de saída até 12 de abril.

Antes, está previsto um encontro bilateral com o líder do 'Labour', o Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, que na semana passada recusou participar de uma reunião com os restantes partidos da oposição devido à presença do independente e dissidente trabalhista Chuka Umunna.

Os deputados britânicos vão votar ainda hoje os próximos passos sobre o processo do Brexit, na sequência da reprovação no parlamento a 12 de março, pela segunda vez, do Acordo de Saída negociado pelo governo com Bruxelas.

+ Europa conclui preparativos para saída desordenada do Reino Unido

Um grupo de deputados representantes de diferentes partidos, incluindo o Conservador e o Trabalhista, apresentaram uma proposta para o parlamento realizar uma série dos chamados "votos indicativos" para entender se uma maioria dos deputados consegue concordar em alguma das diferentes opções para o Brexit.

No domingo à tarde, Theresa May convidou colegas do partido Conservador pró-Brexit e opositores do acordo para conversar "sobre uma série de questões, incluindo se há apoio suficiente na Câmara dos Comuns para realizar de novo um 'voto significativo' esta semana".

Inicialmente, o governo tinha previsto submeter o Acordo de Saída negociado com Bruxelas uma terceira vez ao parlamento, mas disse que só o fará quando estiver seguro de que tem o apoio necessário.

Teoricamente, May precisa de mais 75 deputados do seu lado, tendo em conta que a 12 de março o acordo foi reprovado por uma diferença de 149 votos, mas não é certo que todos os deputados votem da mesma maneira que há duas semanas.

O governo precisa que o documento seja aprovado no parlamento para poder ratificar o acordo e também para garantir um adiamento mais prolongado da data de saída até 22 de maio proposto pelo Conselho Europeu.

Presente no encontro de domingo estava um grupo de eurocéticos, incluindo Boris Johnson, o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros que se demitiu em divergência com o plano do Governo, bem como os antigos ministros para o 'Brexit', David Davis e Dominic Raab, Jacob Rees Mogg, Steve Baker e Iain Duncan Smith.

+ Battisti confessa participação em homicídios pela primeira vez

Embora não tenham sido anunciados resultados, Boris Johnson mostrou-se insatisfeito com May, alegando, em uma coluna de opinião publicada hoje no Daily Telegraph, que a primeira-ministra adiou a saída prevista para sexta-feira porque "se acovardou" e sugerindo que a demissão pode ser uma solução.

"Se ela realmente quer que o seu acordo passe no Parlamento, a primeira-ministra ainda pode apresentar provas convincentes de como a próxima fase das negociações - quando todas as questões-chave vão ser resolvidas - será diferente da primeira", escreveu, questionando se será possível "continuar com uma equipe de negociação que fracassou tão profundamente".

Do lado de May no encontro de domingo estava o líder da bancada parlamentar Brandon Lewis, o ministro para o Brexit, Steve Barclay, o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, o ministro do Ambiente, Michael Gove, e o ministro do Gabinete, David Lidington.

Estes dois últimos foram nomeados pela imprensa britânica no domingo como potenciais sucessores à frente do governo devido à pressão de ministros para Theresa May se demitir, mas ambos negaram o envolvimento em quaisquer planos.

+ Bombardeio no Afeganistão faz 13 mortos, sendo 10 crianças

Hoje, o tabloide The Sun juntou a voz ao The Times, que no sábado escreveu em editorial que May "deve demitir-se para permitir que um primeiro-ministro interino navegue o país para águas mais seguras" se não conseguir aprovar o acordo.

O The Sun, até agora defensor da estratégia da primeira-ministra, defende que "May deve anunciar hoje que deixará o cargo assim que o seu acordo para o Brexit for aprovado e o Reino Unido estiver fora da UE". Com informações da Lusa. 

Campo obrigatório