Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Trump reconhece soberania de Israel nas Colinas de Golã

Medida chega às vésperas de eleições legislativas no país judeu

Trump reconhece soberania de Israel nas Colinas de Golã
Notícias ao Minuto Brasil

13:48 - 25/03/19 por ANSA

Mundo Documento

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reconheceu nesta segunda-feira (25) a soberania de Israel sobre as Colinas de Golã, região rica em recursos hídricos tomada da Síria em 1967.   

O documento assinado por Trump reverte mais de meio século de política americana para o Oriente Médio e faz um agrado ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, às vésperas das eleições legislativas de 9 de abril.   

O reconhecimento já havia sido antecipado pelo presidente dos EUA na quinta-feira passada (21), levantando protestos de países como Rússia, Irã e Turquia. A soberania de Israel nas Colinas de Golã não é reconhecida pela comunidade internacional.   

+ Battisti diz que usou falsa inocência para ter apoio de Lula

"Donald Trump é o melhor amigo que Israel jamais teve e manteve as promessas que fizera", celebrou Netanyahu, que está em visita oficial a Washington. O presidente já havia reconhecido Jerusalém como capital "única e indivisível" de Israel e transferido a embaixada americana no país de Tel Aviv para a cidade sagrada, cuja parte oriental é reivindicada pelos palestinos.   

As Colinas de Golã ficam a nordeste de Israel e foram tomadas da Síria em 1967, na Guerra dos Seis Dias, e anexadas em 1981.    (ANSA)

Campo obrigatório