Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Venezuelanos levarão mais de dois anos para voltar, diz Acnur

Segundo o Acnur, há 3,4 milhões de refugiados venezuelanos no mundo, sendo que apenas 1,4 milhão está em situação regularizada

Venezuelanos levarão mais de dois anos para voltar, diz Acnur
Notícias ao Minuto Brasil

07:19 - 26/03/19 por Folhapress

Mundo Crise

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Em sua primeira viagem ao Brasil, Eduardo Stein, representante especial do Acnur para refugiados e migrantes da Venezuela, afirmou que os países da região precisam se preparar para abrigar os venezuelanos por muito tempo, porque, mesmo depois que a crise no país for resolvida, ainda levará de dois a três anos para que essas pessoas comecem a retornar para suas casas.

"Mesmo após resolvida a crise na Venezuela, essas pessoas só vão retornar quando houver garantias de que acharão empregos e terão segurança, pode levar de dois a três anos para começarem a voltar", disse Stein à reportagem."Precisamos estar preparados para o médio e longo prazo."

Além disso, muitos podem criar raízes e simplesmente não voltar mais para a Venezuela, afirmou.

Segundo Stein, que é representante conjunto do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur) e da Organização Internacional para as Migrações (OIM), o programa de acolhimento de venezuelanos no Brasil é um exemplo para a região.

+ Venezuela: EUA avisam Rússia que não vão ficar 'de braços cruzados'

De acordo com ele, a federalização dos serviços de atendimento aos refugiados e apoio à população de Roraima, além dos esforços do governo brasileiro para inserir os venezuelanos no mercado de trabalho, são muito bem-sucedidos.

"Os brasileiros desenvolveram um dos mecanismos mais completos e sofisticados de acolhimento de venezuelanos", disse, fazendo a ressalva de que o número de refugiados no Brasil é baixo, na comparação com outros países da região.

Segundo o Acnur, há 3,4 milhões de refugiados venezuelanos no mundo, sendo que apenas 1,4 milhão está em situação regularizada.

A Colômbia é o país com maior número de venezuelanos, 1,1 milhão, seguida de Peru, com 506 mil; Chile, com 288 mil; Equador, com 221 mil; Argentina, com 130 mil, e Brasil, com 96 mil.

Leia também: Parlamento aprova emenda para assumir controle do Brexit

Campo obrigatório