Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Rússia afirma que tropas ficarão na Venezuela enquanto for necessário

A porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, disse se tratar de "especialistas" russos

Rússia afirma que tropas ficarão na Venezuela enquanto for necessário
Notícias ao Minuto Brasil

13:10 - 28/03/19 por Lusa

Mundo Maria Zakharova

Moscou revelou nesta quinta-feira (28) que as tropas russas que chegaram no fim de semana à Venezuela permanecerão no país "enquanto for necessário" em apoio ao regime do presidente venezuelano Nicolás Maduro, garantindo "não ameaçar ninguém".

Um dia após o presidente norte-americano, Donald Trump, exigir a saída dos militares russos da Venezuela, a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, disse se tratar de "especialistas" russos.

"Eles se ocupam da aplicação dos acordos assinados no campo da cooperação técnica e militar. Quanto tempo? O tempo que for preciso. Enquanto for necessário ao Governo da Venezuela", disse a porta-voz russa.

A tensão continua aumentando entre a Rússia e Washington, que reconhece, como outros cinquenta países, Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela e pede a saída de Maduro.

Por outro lado, Moscou acusa os Estados Unidos de tentarem organizar um "golpe de Estado" no país, que conta com enormes reservas de petróleo.

+ Britânicos agendam debate para sexta, mas não confirmam 3ª votação

Essas tensões viram um novo pico desde a chegada, no último fim de semana, de dois aviões russos - um Antonov An-124 e o Iliouchine Il-62 - a Caracas.

Segundo os meios de comunicação locais, os aviões transportaram 99 soldados e 35 toneladas de equipamentos, sob o comando do chefe do exército, general Vassili Tonkochurov.

"A Rússia deve sair" da Venezuela, disse Trump na quarta-feira, ao receber Fabiana Rosales, a mulher do líder da oposição Juan Guaidó, no Salão Oval.

"Insisto que há apenas cooperação militar e técnica e a presença militar russa não está de forma alguma ligada à possível condução das operações militares", disse hoje o adido militar da embaixada venezuelana na Rússia, José Rafael Torrealba Pérez, citado pela agência Interfax.

Torrealba Pérez disse que o ministro da Defesa venezuelano é esperado em Moscou no final de abril neste quadro.

"A Rússia não quebrou nada, nem acordos internacionais nem a lei venezuelana, isso não muda o equilíbrio de poder na região e não ameaça ninguém, ao contrário de Washington", disse Maria Zakharova.

+ Por causa de apagão, venezuelanos buscam lenha para cozinhar

Zakharova qualificou as várias críticas emitidas desde o início da semana por oficiais dos Estados Unidos, como uma "tentativa arrogante de ditar a Estados soberanos como devem ter relações entre si".

"Nem a Rússia nem a Venezuela são províncias dos Estados Unidos", sublinhou a porta-voz russa. Com informações da Lusa. 

Campo obrigatório