Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

ONU pede que Israel e Hamas evitem violência nos protestos de Gaza

A mobilização no sábado promete ser considerável

ONU pede que Israel e Hamas evitem violência nos protestos de Gaza
Notícias ao Minuto Brasil

08:49 - 29/03/19 por Lusa

Mundo Aniversário

Um responsável das Nações Unidas (ONU) pediu nesta sexta-feira (29) que os líderes de Israel e do movimento Hamas evitem uma escalada de violência na véspera do primeiro aniversário do início dos protestos semanais na fronteira de Gaza.

Jamie McGoldrick, funcionário humanitário da ONU para os territórios palestinos, delineou, em comunicado, os custos humanos "desconcertantes" que um ano de manifestações infligiu, em particular às crianças de Gaza.

Segundo o comunicado, 195 palestinos, incluindo cerca de 40 crianças, foram mortos pelas forças israelenses e quase 29.000 ficaram feridos, incluindo 7.000 por tiros.

Um grande número de vítimas entre palestinos desarmados e médicos "levantou preocupações" sobre o uso de força excessiva por parte de Israel.

O relatório indica ainda que os protestos exacerbaram a crise humanitária na Faixa de Gaza, sobrecarregando um sistema de saúde já em tensão ao fim de 11 anos de bloqueio israelo-egípcio.

+ Grupos organizam protestos anti-Bolsonaro em Israel

Os palestinos de Gaza foram chamados a se manifestarem em massa no sábado ao longo da barreira que separa o enclave de Israel, numa concentração que assinala um ano dos protestos da "grande marcha do retorno".

Os protestos iniciados em 30 de março de 2018 são oficialmente organizados pela sociedade civil, mas contam com o apoio do movimento radical palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza.

Os palestinos exigem o direito de regressar às terras que abandonaram ou de onde foram expulsos por conta da criação do Estado de Israel em 1948 e contestam o rígido bloqueio israelense ao enclave com mais de 10 anos.

Todas as semanas, uma parte dos manifestantes palestinos se afasta da multidão para se aproximar da barreira, queimam pneus para dificultar a visibilidade dos atiradores israelenses colocados do outro lado, lançam engenhos incendiários na direção dos soldados, tentam danificar a barreira e expõem-se às balas.

+ Sobe para 493 o número de mortos em Moçambique

A mobilização no sábado promete ser considerável, os organizadores apelaram à paralisação de qualquer atividade e o líder do Hamas, Ismail Haniyeh, falou de uma "manifestação de um milhão" de pessoas. A Faixa é habitada por cerca de dois milhões de palestinos.

O aniversário da "grande marcha do retorno" acontece em mais uma altura de tensão. Desde o início da semana foram disparadas por diversas vezes granadas de morteiro de Gaza contra Israel e o Estado hebreu atacou em represália dezenas de alvos no enclave. Com informações da Lusa.

 Leia também: Guaidó e EUA reagem a interdição imposta pelo governo Maduro

Acompanhe as últimas notícias do mundo em Notícias ao Minuto Brasil

Campo obrigatório