Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Israel bombardeia bases do Hamas em resposta a ataque de Gaza

Ataque aéreo fez sirenes dispararem, forçando a população a correr para abrigos

Israel bombardeia bases do Hamas em resposta a ataque de Gaza
Notícias ao Minuto Brasil

05:27 - 31/03/19 por Lusa

Mundo Conflito

O exército israelita bombardeou na noite deste domingo (31), madrugada de sábado no Brasil, posições do movimento radical Hamas na Faixa de Gaza, em resposta ao lançamento de foguetes em direção a Israel pelas milícias palestinas, em novo dia de confrontos.

Os mísseis lançados do enclave, controlado pelo Hamas e sob bloqueio israelita desde 2007, fizeram disparar as sirenes antiaéreas na região de Eshkol, forçando a população a correr para abrigos.

+ Venezuelanos protestam contra e a favor de Maduro em meio a apagões

"Foram identificados cinco lançamentos provenientes Faixa de Gaza em direção ao território israelita", afirmou, em comunicado, o Exército.

No sábado, pelo menos quatro jovens palestinos morreram atingidos por disparos do exército israelita, segundo fontes médicas, durante as manifestações que assinalaram o primeiro ano da Grande Marcha do Retorno.

Os protestos começaram em 30 de março de 2018 e são oficialmente organizados pela sociedade civil, mas contam com o apoio do Hamas, que controla a Faixa de Gaza.

Os palestinos exigem o direito de regressar às terras que abandonaram ou de onde foram expulsos quando da criação do Estado de Israel, em 1948, e contestam o rígido bloqueio israelita ao enclave com mais de 10 anos.

Pelo menos 258 palestinos foram mortos por tiros israelitas no último ano, a grande maioria durante as manifestações junto à barreira de segurança, nas quais milhares participam semana após semana.

Campo obrigatório