Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

'O medo é o início das ditaduras', diz papa Francisco

Declaração foi dada durante viagem de volta do Marrocos

'O medo é o início das ditaduras', diz papa Francisco
Notícias ao Minuto Brasil

13:46 - 01/04/19 por Ansa

Mundo Viagens

O papa Francisco alertou neste domingo (31), durante sua viagem de volta do Marrocos, que as ditaduras nascem a partir do medo.

Segundo o Pontífice, "muitas pessoas de boa vontade, não apenas católicos", estão "um pouco tomadas pelo medo", que é a "pregação usual dos populismos". "Semeiam o medo e depois tomam as decisões. O medo é o início das ditaduras", disse Jorge Bergoglio, no avião papal.

+ Maduro anuncia plano de racionamento de energia por 30 dias

Francisco citou o exemplo da Alemanha, que cedeu às promessas de Hitler, alimentadas pelo medo da população. "Semear o medo é fazer uma coletânea de crueldades, fechamentos e até de esterilidades", acrescentou. Além disso, o Papa disse sentir "dor" ao ver pessoas que "preferem construir muros". "Aqueles que fazem os muros acabarão prisioneiros dos muros que eles construíram. Já os que constroem pontes seguirão em frente", ressaltou.

De acordo com Bergoglio, a Europa deve ser acolhedora e interromper a migração em massa com a "generosidade", não com a "força". "É verdade que um país não pode receber todos, mas tem toda a Europa para distribuir os migrantes, toda a Europa", afirmou. (ANSA)

Campo obrigatório