Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Parlamento britânico rejeita as quatro alternativas a acordo do Brexit

Os deputados britânicos já tinham tentado assumir o controle do processo de saída do Reino Unido da UE na semana passada

Parlamento britânico rejeita as quatro alternativas a acordo do Brexit
Notícias ao Minuto Brasil

18:37 - 01/04/19 por Lusa

Mundo Saída

Os deputados britânicos rejeitaram nesta segunda-feira (1º) as quatro opções alternativas ao acordo de saída do Reino Unido da União Europeia ('Brexit') concluído pela primeira-ministra, Theresa May, que já reprovaram três vezes.

As duas propostas que tinham obtido mais votos na primeira votação, na quarta-feira passada na Câmara dos Comuns, a realização de um referendo sobre qualquer acordo de divórcio concluído com Bruxelas e o estabelecimento de uma união aduaneira com a União Europeia (UE), foram rejeitadas com 292 votos contra e 280 a favor (uma diferença de 12 votos) e 276 votos contra e 273 a favor (uma diferença de apenas três votos), respectivamente.

A terceira proposta, de um modelo "Noruega +", também conhecida como "Mercado Comum 2.0", que previa a manutenção do Reino Unido no mercado único - o que seria sinônimo de liberdade de circulação de bens, capitais, serviços e pessoas, como na Noruega -, mas a isso acrescentando a exigência de uma união aduaneira específica com a UE, ou seja, de uma política aduaneira e comercial comum, também não obteve o apoio necessário dos deputados britânicos.

+ Ambientalistas ficam seminus em protesto no Parlamento britânico

+ Paris aprova projeto de batizar via com nome de Marielle

Apesar das direções do Partido Trabalhista (245 deputados em 650) e do Partido Nacional Escocês (SNP -- 35 deputados) terem apelado nesse sentido, esta opção foi reprovada com 282 votos contra e 261 a favor (uma diferença de 21 votos).

A quarta e última opção submetida a votação, que propunha, em caso de ausência de acordo a dois dias do 'Brexit', que os deputados votassem a favor ou contra uma saída sem acordo ("no deal") e, em caso de ganhar o contra, que desistissem de sair da UE, foi igualmente reprovada hoje na Câmara dos Comuns, com 292 votos contra e 191 a favor (uma diferença de 101 votos).

Os deputados britânicos já tinham tentado assumir o controle do processo de saída do Reino Unido da UE na semana passada, propondo soluções para ultrapassar o impasse em que o país se encontra, mas foi em vão: divididos quanto ao formato que deveria ter o divórcio do bloco comunitário, acabaram por votar contra os oito cenários em análise.

Após o adiamento do 'Brexit', inicialmente agendado para 29 de março, e para evitar uma saída sem acordo, os deputados se dispuseram a votar hoje as quatro opções selecionadas pelo presidente da Câmara dos Comuns, John Bercow, embora se tratasse apenas de "votações indicativas", sem caráter vinculativo para o Governo da conservadora Theresa May. Com informações da Lusa. 

Leia também: Militares são demitidos no Uruguai por morte na ditadura

Campo obrigatório