Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Supremo da Venezuela pede suspensão da imunidade parlamentar de Guaidó

Em causa está uma sentença emitida pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ) que proibia Juan Guaidó de sair da Venezuela

Supremo da Venezuela pede suspensão da imunidade parlamentar de Guaidó
Notícias ao Minuto Brasil

19:59 - 01/04/19 por Lusa

Mundo Crise

O Supremo Tribunal de Justiça venezuelano acusou nesta segunda-feira (01) o autoproclamado presidente interino do país, Juan Guaidó, de "desacato" a decisões do órgão e ordenou à Assembleia Constituinte (composta unicamente por simpatizantes do regime Maduro) o fim da imunidade parlamentar.

Em causa está uma sentença emitida pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ) que proibia Juan Guaidó de sair da Venezuela e que não foi acatada em 22 de fevereiro, data em que o também presidente da Assembleia Nacional (maioritariamente composto por elementos da oposição) iniciou uma turnê de vários dias a países da América Latina, incluindo o Brasil.

"É público e notório que o STJ, em pleno, ordenou medidas ao cidadão Juan Guaidó, como a proibição de saída [do país]. Sem a autorização deste alto tribunal, e é público, notório e comunicacional, que o cidadão Juan Guaidó violou esta medida", explicou o presidente do STJ, Mikel Moreno ao ler a decisão do tribunal.

+ Parlamento britânico rejeita as quatro alternativas a acordo do Brexit

O STJ, que também é composto por elementos ligados ao regime de Nicolás Maduro, ratificou as medidas contra Juan Guaidó, de proibição de sair do país até terminar a investigação em curso, de alienar bens de sua propriedade e o bloqueio e imobilização de contas bancárias ou qualquer outro instrumento financeiro em território venezuelano.

"Declara-se o desacato do cidadão Juan Guaidó à sentença deste alto tribunal, ditada em 29 de janeiro de 2019 e, em consequência, impõe-se uma multa de 200 unidades tributárias (10 mil bolívares venezuelanos)", explica o STJ.

O STJ ordenou remeter "cópia certificada da presente decisão ao presidente da Assembleia Constituinte para fins de término da imunidade da imunidade parlamentar de Juan Guaidó na sua condição de deputado da Assembleia Nacional".

+ Ambientalistas ficam seminus em protesto no Parlamento britânico

O tribunal determinou, igualmente, remeter as atuações do líder da oposição "ao procurador-geral da República [designado pela Assembleia Constituinte, Tarek William Saab], para fins de continuação do procedimento para o julgamento de altos funcionários" e aos ministérios de Relações Interiores e Exteriores.

No último 29 de janeiro, o STJ proibiu o presidente do parlamento de sair do país, sem autorização do órgão, e ordenou o congelamento das suas contas por conta de uma investigação por "usurpar as funções" de Nicolás Maduro, ao autoproclamar-se presidente interino da Venezuela. Com informações da Lusa. 

Leia também: Prefeita de cidade italiana recebe suposta carta-bomba

Campo obrigatório