Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Presidente da Argélia renuncia, diz agência oficial

Abdelaziz Bouteflika notificou conselho sobre sua decisão

Presidente da Argélia renuncia, diz agência oficial
Notícias ao Minuto Brasil

16:56 - 02/04/19 por ANSA

Mundo Abdelaziz Bouteflika

O presidente da Argélia, Abdelaziz Bouteflika, notificou oficialmente o Conselho Constitucional nesta terça-feira (2) sobre sua decisão de renunciar ao cargo.

A informação é da agência oficial Algérie Presse Service (APS), confirmando o fim do regime de 20 anos liderado por Bouteflika, 82, após diversas semanas de protestos populares contra o mandatário.

O presidente se tornara alvo de manifestações após o anúncio de sua candidatura a um quinto mandato nas próximas eleições, embora esteja doente há muito tempo. Pressionado pelas ruas, Bouteflika abdicou de disputar o pleito.

Os protestos, no entanto, continuaram, e o mandatário passou a ser cobrado também pela cúpula militar. "Não podemos perder tempo", diz uma nota divulgada nesta terça pelo chefe do Estado Maior das Forças Armadas, general Ahmed Gaid Salah, que defendia a destituição imediata de Bouteflika.

+ Theresa May vai pedir uma nova extensão do prazo do Brexit

A renúncia pode ser uma tentativa do grupo conhecido como "Le Pouvoir" (O Poder) de conter as manifestações e garantir a manutenção do regime, que já não depende mais de Bouteflika. O "Poder" engloba militares, políticos e empresários que dão sustentação ao governo e é liderado por Said Bouteflika, irmão do presidente.

No poder desde abril de 1999 e um dos líderes da Revolução Argelina, o mandatário não faz um discurso público há cerca de sete anos e sofreu dois derrames nesse período. Seu real estado de saúde é cercado de mistério, e Bouteflika venceu as últimas eleições, em 2014, sem fazer campanha.

A oposição alega que o presidente está incapacitado de governar e que o comando do país está nas mãos de um estreito círculo de aliados. A economia argelina é baseada na exportação de petróleo e gás e foi duramente atingida pela queda dos preços no mercado internacional, o que levou a cortes em programas sociais que ajudavam a conter a insatisfação popular. (ANSA)

Campo obrigatório