Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Trump felicita México por aumento das prisões de imigrantes ilegais

Donald Trump criticou o que considerou ser a inação por parte do México, Guatemala, Honduras e El Salvador, para diminuir o fluxo de imigrantes

Trump felicita México por aumento das prisões de imigrantes ilegais
Notícias ao Minuto Brasil

18:05 - 02/04/19 por Lusa

Mundo EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, felicitou nesta terça-feira (02) o México por aumentar o número de prisões de imigrantes ilegais na fronteira com a Guatemala.

"Vários anos depois, o México detém agora um grande número de pessoas na sua fronteira do sul, principalmente com a Guatemala, Honduras e El Salvador", afirmou Trump na sua conta da rede social Twitter.

"TODOS [estes países] retiravam dinheiro dos Estados Unidos durante anos, e sem fazerem NADA, ABSOLUTAMENTE NADA por nós", acrescentou.

As declarações do Presidente americano surgem após ter ameaçado, na semana passada, fechar a fronteira com o México se os fluxos de imigração ilegal no território mexicano não diminuíssem.

+ Idai: comunidade internacional garantiu apenas 11% de ajuda necessária

O México recebe todos os anos milhares de migrantes ilegais com destino aos EUA, sujeitos a roubos, sequestros, violações e assassinatos por parte de grupos criminosos, bem como abusos de autoridades corruptas.

Desde meados de outubro do ano passado, milhares de migrantes, a maioria naturais das Honduras e de El Salvador, iniciaram um êxodo em grupos para se sentirem mais seguros durante a passagem pelo território mexicano, com o objetivo de chegar aos Estados Unidos (EUA).

No dia 23 de março, uma caravana com mais de 1.200 migrantes iniciou uma viagem pelo sudeste do México após passarem dois meses parados no Estado de Chiapas à espera que as autoridades lhes dessem uma carta de visitante por motivos humanitários.

Na sexta-feira passada, o presidente americano voltou a insistir no fechamento da fronteira do sul com o México, ameaçando que o podia fazer já esta semana se o país vizinho não detivesse "imediatamente" toda a imigração ilegal.

Algumas ONGs, como a Pueblo Sin Fronteras (Povo sem Fronteiras), denunciaram que a secretária do Governo mexicano, Olga Sánchez Cordero, legitima a política migratória "severa" dos Estados Unidos.

+ 'Brexit sem acordo é o cenário mais provável', diz União Europeia

Donald Trump criticou o que considerou ser a inação por parte do México, Guatemala, Honduras e El Salvador, para diminuir o fluxo de imigrantes, considerando que os três países não "fazem nada" pelos americanos.

De acordo com os últimos dados do Departamento de Estado, em 2018 os EUA aprovaram ajudas diretas no valor de 120 milhões de dólares para Guatemala, 80 milhões para Honduras e 58 milhões para El Salvador. Com informações da Lusa. 

Campo obrigatório