Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Venezuela anuncia reforço de cooperação militar russa

O presidente norte-americano, Donald Trump, instou na semana passada Moscou a retirar os seus militares da Venezuela

Venezuela anuncia reforço de cooperação militar russa
Notícias ao Minuto Brasil

15:44 - 04/04/19 por Lusa

Mundo Governo

A Venezuela pretende reforçar a sua cooperação militar com a Rússia e espera a chegada de mais soldados desse país ao seu território, anunciaram nesta quinta-feira (04) membros do governo venezuelano em visita a Moscou.

A Rússia enviou no mês passado para a Venezuela, de acordo com relatos da imprensa venezuelana, dois aviões que transportavam 99 militares e 35 toneladas de material bélico.

Moscou também abriu, no final de março, um centro de treino militar para pilotos de helicóptero na Venezuela, país que há dois meses atravessa uma grave crise política, que se soma a uma crise econômica e social que se vem intensificando.

"Nós cooperamos com a Rússia numa série de áreas, uma delas é a da defesa", disse o ministro venezuelano do Planejamento, Ricardo Menéndez, citado pela agência de notícias russa Interfax, à margem de um encontro russo-venezuelano em Moscou.

"Temos uma cooperação militar e continuaremos a fortalecê-la," afirmou.

+ Venezuela está sob 'emergência humanitária complexa', diz ONG

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Venezuela, Yvan Gil, por sua vez, revelou que "seguramente" vão chegar outros militares russos à Venezuela.

"Novas missões militares com certeza vão acontecer como parte dos acordos já assinados", disse, citado pela Agência RIA Novosti.

Em 2011, a Rússia e a Venezuela concluíram um acordo de cooperação militar que previa a venda de armas russas a Caracas, financiada por um crédito russo.

A Venezuela, onde o presidente da Assembleia Nacional, Juan Guiadó, se autoproclamou presidente interino em 23 de janeiro, tendo sido reconhecido por mais de 50 países e quase imediatamente por Washington, tornou-se um ponto de atrito adicional entre Rússia e Estados Unidos.

Nas últimas semanas, esta questão da presença de militares russos tornou-se um novo ponto de tensão entre Caracas e Washington e entre norte-americanos e russos.

+ Hitler usou socialismo para atrair massas, mas queria destruir marxismo

O presidente norte-americano, Donald Trump, instou na semana passada Moscou a retirar os seus militares da Venezuela.

O Kremlin, apoiante do Presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, pediu a Trump para "respeitar" a Rússia e não se intrometer nas suas relações bilaterais com Caracas. Com informações da Lusa. 

Campo obrigatório