Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Trump dá prazo para México controlar fronteira sob ameaça de fechá-la

Trump quer que o México detenha os migrantes procedentes da América Central que atravessam o seu território

Trump dá prazo para México controlar fronteira sob ameaça de fechá-la
Notícias ao Minuto Brasil

22:45 - 04/04/19 por Lusa

Mundo EUA

O presidente norte-americano disse nesta quinta-feira (04) que o México tem o prazo de um ano para deter na fronteira a entrada de drogas nos Estados Unidos, ameaçando que, se não o fizer, vai impor taxas aduaneiras a carros e fechar a fronteira.

"Vamos dar o prazo de um ano e, se as drogas não pararem, ou pararem só parcialmente, vamos impor taxas aduaneiras (...), e se isso não detiver as drogas, vamos fechar a fronteira", disse Donald Trump à imprensa na Casa Branca.

O chefe de Estado norte-americano, que ameaça há vários dias fechar a fronteira com o seu vizinho do sul, disse que, se o México não combater de forma mais eficaz a imigração clandestina, também o punirá impondo tarifas aduaneiras aos carros importados do país.

"Se o México não quiser ajudar, não há problema, impomos tarifas aduaneiras aos seus carros", declarou.

+ FBI investiga chinesa por espionagem em resort de Trump

Trump quer que o México detenha os migrantes procedentes da América Central que atravessam o seu território e quer que o Congresso torne mais severas as leis migratórias dos Estados Unidos.

O multimilionário Republicano, que fez do combate à imigração ilegal uma das suas prioridades, já acenou em diversas ocasiões com um eventual fechamento da fronteira, uma hipótese veementemente criticada dentro do seu próprio campo político, porque o impacto econômico seria devastador. Com informações da Lusa. 

Campo obrigatório