Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Brexit: UE está determinada a evitar fronteira com Irlanda do Norte

O governante irlandês reconheceu que não está ainda claro como isso pode ser alcançado

Brexit: UE está determinada a evitar fronteira com Irlanda do Norte
Notícias ao Minuto Brasil

18:23 - 04/04/19 por Lusa

Mundo Leo Varadkar

O primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, declarou nesta quinta-feira (04) que a União Europeia está determinada a evitar a volta de uma fronteira convencional com a Irlanda do Norte, no caso de uma saída do Reino Unido (Brexit) sem acordo.

O governante irlandês reconheceu que não está ainda claro como isso pode ser alcançado, acrescentando que, por causa dessa incerteza, "não é possível, francamente, ter um plano exato".

Varadkar falava em Dublin, após uma reunião com a chanceler alemã, Angela Merkel, no final da qual ambos expressaram a vontade de se manterem unidos qualquer que seja o cenário do Brexit.

Merkel reiterou a sua solidariedade com a Irlanda, o país que seria mais afetado por um eventual divórcio sem acordo entre Londres e o bloco comunitário, por causa da sua estreita relação comercial com o Reino Unido.

+ Reunião entre May e oposição sobre o brexit termina sem conclusão

O chefe do executivo irlandês referiu que "falta pouco tempo" para o Brexit e insistiu na necessidade de se preparar para "qualquer cenário", incluindo uma saída do Reino Unido da UE sem acordo.

Os dois governantes democratas-cristãos visitaram a atualmente invisível fronteira, para se encontrarem com pessoas cujas vidas seriam dificultadas pelo regresso de postos aduaneiros e outros obstáculos.

"Simplesmente temos que ser bem-sucedidos" em manter a fronteira aberta, disse Merkel, acrescentando: "Quem não cansa sempre alcança".

+ Hitler usou socialismo para atrair massas, mas queria destruir marxismo

Os dois chefes de Governo europeus afirmaram ainda esperar que as conversas em curso em Londres entre a primeira-ministra britânica, a conservadora Theresa May, e o líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn, destinadas a encontrar uma solução de compromisso sobre o Brexit sejam bem-sucedidas.

"Estamos acompanhando isto com muito interesse", disse Merkel. Com informações da Lusa. 

Campo obrigatório