Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Família encontra câmera escondida em casa alugada por Airbnb na Irlanda

Ao ser contatado pelo hóspede, proprietário da casa negou a existência de câmeras no local e desligou o telefone

Família encontra câmera escondida em casa alugada por Airbnb na Irlanda
Notícias ao Minuto Brasil

17:26 - 06/04/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Privacidade

Uma família hospedada em uma casa alugada pelo Airbnb na Irlanda notou que o imóvel tinha uma câmera escondida, que transmitia imagem em tempo real. O equipamento estava camuflado e podia facilmente ser confundido com um detector de fumaça, por exemplo.

Andrew e Nealie Barker estão viajando pela Europa com quatro filhos e uma sobrinha há 14 meses. O homem descobriu a câmera quando escaneava a rede wi-fi do imóvel.

Segundo Andrew, pelo telefone, o proprietário da casa negou que estivesse captando áudio ou gravando imagens. A família, então, decidiu se mudar para um hotel próximo.

+ Reino Unido começa a emitir passaportes sem nome da UE

"Foi um choque. Um sentimento horrível", disse Nealie à emissora norte-americana "CNN".

Após contato com o Airbnb, a mulher afirma que "eles não tinham nenhuma orientação para nós pelo telefone. [...] Eles não entenderam a seriedade do assunto. Estavam tratando como um cancelamento normal".

De acordo com Nealie, apenas quando eles postaram uma reclamação no Facebook e a imprensa da Nova Zelândia começou a falar do assunto, que o Airbnb baniu o anfitrião do sistema.

Em nota à "CNN", a empresa informou que "a segurança e privacidade de nossa comunidade - online e offline - é nossa prioridade. As políticas do Airbnb proíbem estritamente as câmeras escondidas e levamos muito a sério as notificações de qualquer violação. Removemos permanentemente esse mau agente de nossa plataforma".

Agora em Budapeste, a família está novamente hospedada em uma casa alugada pela plataforma, mas, segundo Nealie, os cuidados foram redobrados.

Campo obrigatório