Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Grupo americano registra atividade nuclear na Coreia do Norte

Imagens de satélite mostram um guindaste móvel próximo ao reator experimental de água leve da instalação nuclear

Grupo americano registra atividade nuclear na Coreia do Norte
Notícias ao Minuto Brasil

19:10 - 06/04/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Últimas Notícias do Mundo

Um grupo de pesquisa dos Estados Unidos (EUA) que monitora a Coreia do Norte declarou ter observado nova atividade no complexo nuclear de Nyongbyon.

O grupo "38 North" afirmou nessa sexta-feira (5) que imagens de satélite comercial, datadas de 22 de março, mostram um guindaste móvel próximo ao reator experimental de água leve da instalação nuclear. O equipamento não estava presente em imagens anteriores.

Segundo o grupo, não está claro qual o propósito do guindaste, mas o maquinário pode ter sido usado para transportar equipamentos ou materiais para dentro do recinto que abriga o reator.

+ Manifestantes contra e a favor de Maduro saem às ruas na Venezuela

O complexo de Nyongbyon foi uma questão central nas discussões da segunda cúpula entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte, realizada em fevereiro. Pyongyang declarou que o reator de água leve é usado para geração de energia, mas analistas indicam que ele poderia ser usado na produção de plutônio utilizável em armas nucleares.

Após o fracasso da reunião de cúpula, a Coreia do Norte restaurou as operações de uma área de lançamento de foguetes, cujas estruturas o país havia desmontado parcialmente.

*Com informações da NHK (emissora pública de televisão do Japão). Com informações da Agência Brasil.

Campo obrigatório