Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Coletes Amarelos criticam adiamento de reformas por causa de Notre Dame

As autoridades temem que grupos violentos se misturem com os "coletes amarelos"

Coletes Amarelos criticam adiamento de reformas por causa de Notre Dame
Notícias ao Minuto Brasil

14:35 - 20/04/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Manifestação

Milhares de Coletes Amarelos, que voltaram hoje às principais ruas de Paris, contestaram hoje a decisão do governo de adiar o anúncio de reformas previsto para segunda-feira devido ao incêndio que destruiu parcialmente Notre Dame.

Os 6.700 manifestantes criticaram o presidente francês, Emmanuel Macron, que prometeu milhões de euros para a reconstrução da Catedral, que já vem recebendo ajuda de milionários.

Segundo as autoridades, foram detidas para interrogatório quase 200 pessoas até às 17h45. Em vários locais, os Coletes Amarelos, incluindo muitos jovens vestidos de preto e cara tapada, criaram o caos, incendiando 'scooters'.

Segundo a France Presse, alguns gritaram repetidamente "Suicidem-se" em direção aos policiais, em alusão ao fato da corporação estar registrando grande número de suícidios desde o início do ano.

A polícia utilizou gás lacrimogéneo para dispersar os manifestantes.

Os protestos estenderam-se a outras regiões da França e mais de 60.000 agentes das forças de segurança foram chamados.

Na capital francesa, os polícias impediram preventivamente o acesso de manifestantes a lugares simbólicos, entre os quais as imediações de Notre Dame.

As autoridades temem que grupos violentos se misturem com os "coletes amarelos", apelando a que os manifestantes "se dissociarem desses elementos".

Até ao meio-dia, a polícia realizou mais de 11.000 controles preventivos em Paris.

Os manifestantes reúnem-se pelo 23.º sábado consecutivo desde novembro de 2018. O movimento nasceu espontaneamente num sinal de protesto que começou contra a taxação de combustíveis na França e contesta agora a carga de impostos, perda do poder de compra e desilusão geral com o Governo.

Campo obrigatório