Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Governo venezuelano e oposição voltarão à Noruega para conversas

“Anunciamos que representantes dos principais atores políticos da Venezuela decidiram voltar a Oslo”, afirmou o Ministério de Relações Exteriores do país escandinavo

Governo venezuelano e oposição voltarão à Noruega para conversas
Notícias ao Minuto Brasil

17:30 - 26/05/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Política

A Noruega informou que representantes do governo venezuelano e da oposição retornarão a Oslo depois de uma rodada preliminar de reuniões sobre como abordar a crise política do país.

“Anunciamos que representantes dos principais atores políticos da Venezuela decidiram voltar a Oslo, na próxima semana, para continuar o processo facilitado pela Noruega”, afirmou o Ministério de Relações Exteriores do país escandinavo, em um comunicado nesse sábado (25).

“Reiteramos nosso compromisso com o apoio contínuo à busca por uma solução acordada entre as partes na Venezuela.”

A Venezuela vive um agravamento da crise política este ano, depois que o líder de oposição, Juan Guaidó, evocou a Constituição para autoproclamar-se presidente interino, chamando a reeleição do presidente Nicolás Maduro, em 2018, de fraude.

Mais de 50 países, incluindo os Estados Unidos e muitos membros da União Europeia, agora consideram Guaidó o líder legítimo da Venezuela. 

Maduro, que mantém controle das instituições estatais em meio a um derretimento econômico, hiperinflação e crise humanitária, chama Guaidó de marionete de Washington.

O Ministério da Informação da Venezuela não respondeu imediatamente ao pedido de um comentário. A equipe de imprensa de Guaidó afirmou que comentaria em breve.

O governista Partido Socialista endossou as conversas, mas simpatizantes da oposição permanecem céticos, argumentando que Maduro já usou o diálogo como tática para enrolar manter o seu poder, enquanto os padrões de vida caem constantemente no país rico em petróleo.

Na semana passada, o parlamentar de oposição Stalin González e dois conselheiros representaram Guaidó, enquanto o ministro da Informação venezuelano, Jorge Rodríguez, e o governador do Estado de Miranda, Héctor Rodríguez, foram a Oslo em nome do governo.

Os dois lados reuniram-se separadamente com mediadores noruegueses, mas não houve conversas cara a cara entre governo e representantes da oposição, disse González à imprensa local.  

Com informações da Agência Brasil

Campo obrigatório