Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Líder supremo do Irã diz que Teerã não negociará com EUA

"A negociação não traz benefícios e carrega perigo", disse Ali Khamenei

Líder supremo do Irã diz que Teerã não negociará com EUA
Notícias ao Minuto Brasil

07:25 - 30/05/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Aiatolá

O Irã não negociará com os Estados Unidos (EUA) sobre seus programas nucleares e de mísseis, disse o líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, nessa quarta-feira (29), depois que o presidente iraniano, Hassan Rouhani, sinalizou que conversas com Washington podem ser possíveis caso as sanções sejam retiradas.

No ano passado, Washington se retirou de um acordo nuclear internacional assinado com Teerã em 2015, e está intensificando sanções para paralisar a economia iraniana ao encerrar suas vendas internacionais de petróleo.

O presidente dos EUA, Donald Trump, condenou o acordo, assinado por seu antecessor Barack Obama, dizendo que ele era falho por não ser permanente e por não englobar o programa de mísseis balísticos do Irã e o papel do país em conflitos ao redor do Oriente Médio.

Trump disse na segunda-feira (27) que estava esperançoso de que o Irã fosse à mesa de negociações para selar um novo acordo: "Eu, realmente, acredito que o Irã gostaria de fazer um acordo... e acho que essa é uma possibilidade que pode acontecer".

Khamenei teria dito, segundo seu site: "dissemos antes que não iremos negociar com a América, porque a negociação não traz benefícios e carrega perigo".

"Não iremos negociar sobre os valores centrais da revolução. Não iremos negociar sobre nossas capacidades militares", afirmou, de acordo com o site.

Com informações da Agência Brasil

Campo obrigatório