Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Papa apela aos políticos para que não "semeiem o ódio"

O líder religioso criticou o posicionamento de partidos de extrema-direta

Papa apela aos políticos para que não "semeiem o ódio"
Notícias ao Minuto Brasil

20:30 - 02/06/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Matteo Salvini

O Papa Francisco reafirmou hoje que os responsáveis políticos não deveriam "nunca semear o ódio e o medo", em resposta a uma questão sobre Matteo Salvini, líder da extrema-direita italiana e figura de peso do Governo.

"Rezo por todos, para que os italianos sigam em frente e para que se unam e sejam leais", declarou o pontífice em resposta aos jornalistas na viagem de regresso da Romênia ao Vaticano, numa alusão ao resultado dos diferentes partidos da extrema-direita na Itália nas últimas eleições europeias, superior a 40% dos votos recebidos.

"Devemos ajudar os políticos a serem honestos (...). Um político não deve nunca semear o ódio e o medo, nunca. Apenas a esperança, com retidão e exigência, mas a esperança", afirmou o Papa, citado pela agência France Press, numa resposta a uma questão sobre Matteo Salvini, líder da Liga, vice-primeiro-ministro e ministro do Interior.

O Papa Francisco pediu também que seja retomado o sonho europeu: "Rezem pela Europa. A Europa precisa de ter a sua identidade própria, a sua unidade (...), de ultrapassar as divisões e as fronteiras. Vemos fronteiras na Europa e isso não é bom".

"Por favor, que a Europa não se deixe vencer pelo pessimismo ou pelas ideologias. Neste momento, a Europa está a ser atacada não por canhões ou bombas, mas por ideologias", insistiu, numa alusão às divisões "de 1919 e de 1932 a 1939".

Campo obrigatório