Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Japão ordena evacuação de 1 milhão de pessoas após fortes chuvas

A ordem de evacuação foi direcionada à toda a população das cidades de Kagoshima, Kirishima e Aira

Japão ordena evacuação de 1 milhão de pessoas após fortes chuvas
Notícias ao Minuto Brasil

14:30 - 03/07/19 por Folhapress

Mundo Clima

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Mais de um milhão de pessoas foram ordenadas a evacuar a ilha de Kyushu, no sul do Japão, nesta quarta-feira (3), devido a fortes chuvas que atingem a região.

A ilha de de Kyushu tem 13,3 milhões de habitantes e deve registrar um acúmulo de mais 350 milímetros de chuva nesta quinta (4), o que representa mais do que a média esperada para todo o mês de julho (319 mm).

A ordem de evacuação foi direcionada à toda a população das cidades de Kagoshima, Kirishima e Aira, além de parte dos moradores da região de Miyazaki. Outras 930 mil pessoas do sul da ilha foram aconselhadas a deixarem suas casas, mas sem uma ordem expressa.

Autoridades estimam que, até agora, pouco mais de 1.700 pessoas tenham seguido a recomendação e procurado abrigo. O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, pediu que os moradores das cidades tomem medidas para proteger suas vidas.

Até agora, foi registrada apenas a morte de uma moradora de Kagoshima, vítima de um deslizamento que atingiu sua casa, no começo da semana.

Em julho do ano passado, 200 pessoas morreram no oeste do país devido a fortes chuvas, totalizando o maior número de mortes causadas por chuvas no país desde 1982. Abe foi criticado na época devido à demora para responder ao problema.

Campo obrigatório