Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Coreia do Norte testa novo sistema para lançamento de mísseis

O teste foi supervisionado por Kim Jong-un

Coreia do Norte testa novo sistema para lançamento de mísseis
Notícias ao Minuto Brasil

07:15 - 01/08/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Últimas Notícias do Mundo

A Coreia do Norte testou na quarta-feira (31) um novo sistema de lança-mísseis teleguiado múltiplo de alto calibre, experiência que foi supervisionada pelo líder do país, Kim Jong-un, informou hoje a agência de notícias oficial norte-coreana KCNA.

O teste "verificou a eficácia de combate do sistema", que, de acordo com a KCNA, "desempenhará um papel de liderança nas operações militares terrestres, em um curto espaço de tempo, de acordo com a política de modernização estratégica da artilharia" do país estabelecida pelo regime norte-coreano.

A KCNA também revelou que o teste foi supervisionado por Kim Jong-un, que depois de saber o resultado, disse que está dentro de sua expectativa.

No teste, a Coreia do Norte lançou dois mísseis balísticos de curto alcance de uma área perto de Wonsan, na costa leste do país.

Os mísseis caíram no Mar do Japão (chamado Mar do Leste pelas duas Coreias) depois de percorrerem cerca de 250 quilômetros.

O teste foi semelhante ao que o país realizou na semana passada e aconteceu poucos dias antes do início das manobras militares de Seul e Washington, as quais Pyonyang se opõe.

Os recentes testes de armas da Coreia do Norte, o primeiro desde o encontro entre Kim Jing-un e o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em 30 de junho na fronteira entre as duas Coreias, ameaçam intensificar a tensão na região, enquanto as negociações para a desnuclearização do regime norte-coreano continuam estagnadas.

O Governo Trump desvalorizou a importância dos testes, já que poderia ser uma tentativa do regime norte-coreano de reafirmar a sua posição diante de um recomeço das negociações entre os dois países, que ainda não tem uma data definitiva.

Campo obrigatório