Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Sensor portátil permite verificar qualidade do ar em termpo real

Investigadores espanhois desenvolveram um sensor de baixo custo e rápida instalação que, combinado com uma app e um celular, permite verificar a qualidade do ar em qualquer ponto da cidade

Sensor portátil permite verificar
qualidade do ar em termpo real
Notícias ao Minuto Brasil

10:50 - 18/06/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Investigação

Desenvolvido pelo Grupo e Redes de Computadores (GRC) da Universidade Politécnica de Valência (UPV), este instrumento é composto por um ou mais sensores capazes de medir diferentes poluentes no ar, com as coordenadas e o momento da captura. Além disso possui um sistema de comunicações integrado e de servidores na nuvem.

Pode ser transportado ou instalado rapidamente em qualquer veículo, "sendo a bicicleta a opção mais flexível e ecológica", afirmaram à EFE fontes da UPV.

Carlos Tavares, investigador do GRC e subdiretor do Departamento de Informática de Sistemas e Computadores (Disca) da universidade, assinala que, aproveitando a rede de transporte público existente, este eco-sensor permitiria maximizar o controle do meio ambiente nas cidades com um custo mínimo.

Quanto ao funcionamento, o investigador destaca a sua simplicidade: "basta iniciar o aplicativo para começar a monitorar a cidade".

Uma vez que os dados são carregados, o sistema gera automaticamente, a partir de dados registrados por terminais de vários usuários, os mapas de poluição detalhados da área estudada.

"Se o número de usuários for elevado, podemos ter mapas de poluição completos e atualizados quase instantaneamente", diz o investigador da UPV.

Além de permitir conhecer com detalhe que zonas de uma cidade estão mais poluídas, o eco-sensor poderá ser uma ferramenta útil para aplicar restrições de tráfego em zonas que atinjam valores críticos.

Campo obrigatório