Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Seleção brasileira de vôlei de surdos disputa Pan nos Estados Unidos

As equipes masculina e feminina entram em quadra nesta quinta-feira (30) e terão pela frente, respectivamente, o Canadá, às 14h, e os Estados Unidos, às 20h

Seleção brasileira de vôlei de surdos disputa Pan nos Estados Unidos
Notícias ao Minuto Brasil

06:51 - 30/06/16 por Notícias Ao Minuto

Esporte Jogo

Começa nesta quinta-feira (30) a primeira edição dos Jogos Pan-Americanos de vôlei de surdos. A competição será disputada nos Estados Unidos, em Washington, no ginásio da Universidade local. As equipes masculina e feminina do Brasil participam do campeonato juntamente com Estados Unidos, Venezuela e Canadá, entre os homens, e Estados Unidos, Argentina e Canadá, entre as mulheres. Na estreia, os atletas da seleção brasileira enfrentam o Canadá, às 14h, e as jogadoras entram em quadra diante das americanas, às 20h.

Mário Xandó, mais conhecido como Xandó, é o coordenador técnico da seleção feminina e treinador da masculina. Ex-jogador, ele fez parte do time que conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984. "Nossa expectativa para o início das competições é boa. A estreia no masculino será contra o Canadá, uma equipe experiente e que está sendo preparada há dois meses. Começaremos a partida com força máxima, já que todos os atletas estão bem fisicamente. Essa primeira fase será importante para ajustarmos alguns detalhes técnicos e táticos", afirma o treinador.

No feminino, o objetivo é chegar na disputa pela medalha de ouro. "A técnica Ivanete Salvador terá uma partida difícil contra a forte equipe dos Estados Unidos na abertura da competição. O nosso objetivo é chegar na disputa pela medalha de ouro e classificar bem para as Surdolimpiadas de 2017, que será disputada na Turquia", explica Xandó. O destaque da seleção feminina é a central Natália, jogadora profissional e que pertence ao Vôlei Nestlé, time tradicional de Osasco e que participa da Superliga, principal campeonato do vôlei brasileiro.

Na segunda rodada, na sexta-feira (1), as mulheres encaram as argentinas, às 14h, e os homens duelam contra a Venezuela, às 16h. No último jogo da fase de classificação, o time feminino enfrenta o Canadá, às 16h, e o masculino joga contra os Estados Unidos, às 18h, ambos no sábado (2). As semifinais estão marcadas para domingo (3) e as finais na segunda-feira (4), sendo a decisão dos homens às 14h e das mulheres às 16h.

O vôlei de surdos é disputado em melhor de cinco sets, sendo os quatro primeiros de 25 pontos e o quinto e decisivo de 15 pontos. Uma diferença em relação ao vôlei olímpico fica por conta da arbitragem que, além do apito, usa bandeiras quadriculadas ou de duas cores para sinalizações.

Por ser campeão Sul-Americano masculino e segundo colocado no feminino, o Brasil já está classificado para o Mundial, que será realizado na sequência do Pan-Americanos, de 05 a 15 de julho, também em Washington. Se ficar entre os três primeiros no Pan, as duas seleções garantem vaga direta para a Surdolimpíadas da Turquia em 2017.

Transmissões ao vivo dos jogos dos principais times do Brasileirão!

Veja resultados, notícias, entrevistas, fotos, vídeos e os bastidores do mundo do esporte

Obrigado por ter ativado as notificações do Esporte ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório