Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Grupo quer criar primeira nação espacial do mundo: Asgardia

A nomenclatura faz referência ao reino dos deuses da mitologia nórdica, popularizada nos quadrinhos da Marvel pelo Thor

Grupo quer criar primeira
 nação espacial do mundo: Asgardia
Notícias ao Minuto Brasil

01:48 - 19/10/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Cidadania

Para comemorar os 60 anos do lançamento do primeiro satélite - Sputnik 1 -, um grupo de pessoas anunciou que pretende criar a primeira nação espacial do mundo em 2017: Asgardia.

Segundo informações do UOL, a nomenclatura faz referência ao reino dos deuses da mitologia nórdica, popularizada nos quadrinhos da Marvel pelo Thor.

Os líderes da empreitada pretendem lançar o primeiro satélite já entre 2017 e 2018, mas estão em busca de cidadãos para acolherem em sua nação.

Para solicitar a sua cidadania, basta enviá-la pelo site de Asgardia. A ideia é construir uma estação espacial onde alguns de seus planejados 150 milhões de cidadãos possam morar e trabalhar.

De acordo com os criadores do projeto, Asgardia visa "servir a humanidade" e buscar a "paz no espaço". O número crescente de pessoas que se candidatavam passou de 200 mil na noite de sexta (14).

Um dos líderes e fundadores de Asgardia, Igor Ashurbeyli, é um renomado empresário e cientista russo. Recentemente ele criou uma companhia chamada Socium Holding, que, segundo o site de Asgardia, tem mais de 10 mil empregados em 30 países.

O projeto conta com a participação de Joseph Pelton, que é diretor emérito do Instituto de Pesquisa Espacial e Comunicação Avançada da Universidade George Washington, dos Estados Unidos.

Leia também: Astronautas chineses chegam a laboratório espacial

Campo obrigatório