Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Cientistas descobrem recentes erupções em Vênus

Astrônomos estão estudando os restos de lava, tentando compreender quando exatamente a erupção teve lugar e a possível frequência das erupções no planeta

Cientistas descobrem recentes erupções em Vênus
Notícias ao Minuto Brasil

09:14 - 18/10/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Astronomia

Astrônomos europeus descobriram em Vênus, perto do monte Idunn, traços de erupções bastante recentes, o que significa que o subsolo do planeta ainda pode estar “vivo” no sentido geológico.A respectiva informação foi divulgada no âmbito da conferência planetológica EPSC-DPS, que está sendo realizada no estado americano de Pasadena.

"Os novos métodos nos permitiram juntar as fotos infravermelhas da Venera Express [missão da ESA a Vênus] com as imagens de radar de mais alta qualidade da sonda americana Magellan, que estudou Vênus entre anos 1990 e 1992," disse o cientista alemão Piero D'Incecco.

Esta comparação permitiu aos cientistas estudar mais detalhadamente a estrutura geológica do planeta, divulgou o cientista do Centro Aeroespacial da Alemanha (DLR).

Não obstante as condições de formação de Vênus serem semelhantes às da Terra, atualmente este planeta difere totalmente do nosso — a sua atmosfera atinge 462 graus Célsius e está cheia de gás carbónico e ácido sulfúrico, além disso o Planeta Vermelho praticamente não tem água, a sua superfície está coberta por vulcões.

Com base nas recentes observações, os astrônomos estão estudando os restos de lava, tentando compreender quando exatamente a erupção teve lugar e a possível frequência das erupções no planeta. Com informações do Sputnik Brasil.

Campo obrigatório