Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Má alimentação pode levar a mau desempenho escolar

Um cardápio saudável e balanceado está intimamente ligado ao desenvolvimento da criança e do adolescente

Má alimentação pode levar 
a mau desempenho escolar
Notícias ao Minuto Brasil

16:02 - 19/10/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Déficit

O número de crianças e adolescentes que sofrem com transtornos alimentares é assustador. Segundo uma pesquisa realizada no Canadá a taxa de mortalidade de adolescentes decorrentes de transtornos alimentares entre 15 e 24 anos é de aproximadamente 20%. Foi constatado que nenhuma outra doença mata tantas pessoas nessa faixa etária quanto os transtornos alimentares.

Com a rotina acelerada a alimentação passa a não ser prioridade e os fast foods e comidas processadas ganharam muito espaço no dia a dia das famílias, o grande problema é que na fase entre a infância e adolescência a alimentação precisa ser rigorosamente balanceada, já que o organismo está em constante mudança nessas etapas e a falta de nutrientes e vitaminas resulta em problemas fisiológicos e psicológicos.

Quando se fala de transtorno alimentar na infância e adolescência é senso comum logo pensar em obesidade, no entanto, outras doenças muito mais silenciosas podem ser decorrentes da má alimentação, por exemplo: falta de vitamina B5, encontrada em alimentos como fígado, frango, abacate e farelo de trigo, pode causar problemas de insônia, fadiga, apatia, irritabilidade e até cãimbras musculares.

É um ciclo vicioso, que por conta dos malefícios causados pela falta de vitaminas, pode causar oscilações de humor, déficit de atenção na escola, sedentarismo, entre outros problemas que sozinhos ou combinados podem ter um impacto negativo no desenvolvimento social e físico de crianças e adolescentes.

Neste mês de outubro a Fase, que atua no Brasil há 61 anos, dá início à campanha “Guardiões dos Sabores”, que visa levar à população mais informação quanto à necessidade de estabelecer uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes.

Leia também: Desidratação pode levar a problemas cardíacos

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório