Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

8 dicas para alimentar crianças que rejeitam comidas saudáveis

Mais da metade das crianças apresentam esse tipo de comportamento

8 dicas para alimentar crianças 
que rejeitam comidas saudáveis
Notícias ao Minuto Brasil

00:20 - 29/11/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle VERDURAS

Ao contrário dos adultos, os pequenos estão em fase de experimentação, ainda não têm preconceito contra qualquer tipo de alimento. Por isso não se deve forçá-los a comer, nem fazer chantagem ou trocas, o ideal é oferecer várias vezes o mesmo alimento.

Nos consultórios é comum casos de mães e pais preocupados porque os filhos só comem determinados alimentos, com cores ou formas específicas e desprezam os demais. O que nem todos sabem é que mais da metade das crianças, principalmente aquelas em idade pré-escolar (4 a 6 anos), apresentam esse tipo de comportamento, chamado de comedor seletivo.

A passagem da amamentação para alimentação pastosa pode gerar esse tipo de hábito mais seletivo. Por isso é essencial que os pais ofereçam desde os seis meses de vida um cardápio variado para explorar o paladar e a sensibilidade tátil dos pequenos, acostumá-los com salgado, doce, azedo, pratos quentes, frios e de diferentes consistências.

Para a nutróloga e pediatra do HCor (Hospital do Coração), Daniela Gomes os pais precisam ter paciência neste período de transição. Quanto mais tranquilos estiverem, mais fácil para as crianças aceitarem essas novidades à mesa. “Ao contrário dos adultos, os pequenos estão em fase de experimentação, ainda não têm preconceito contra qualquer tipo de alimento. Por isso não se deve forçá-los a comer, nem fazer chantagem ou trocas, o ideal é oferecer várias vezes o mesmo alimento", informa a nutróloga.

O pior a ser feito nesses casos é recorrer aos produtos industrializados, ricos em gorduras, açúcares, sódio, corantes e conservantes. “Alguns pais preferem oferecer uma bolacha recheada ou um chocolate para não deixar a criança passar fome. Trata-se de um equívoco recorrente até pela correria do dia a dia que acaba por tornar a situação mais complicada", pondera.

Os pais precisam abusar da criatividade na hora de alimentar as crianças. Como os principais alimentos rejeitados são as verduras, legumes, frutas, grãos e as carnes, é possível contornar a situação e explorar as formas de apresentação do prato, por meio de cores e abusar de temperos naturais (manjericão, salsinha, hortelã), além de incluir os pequenos no preparo desses alimentos. "Se a carne em pedaços não agrada, opte pela moída na forma de hambúrguer. Beterraba e cenoura são ótimas para dar cor aos sucos", esclarece Dra. Daniela.

Além da seletividade à mesa, os comedores seletivos costumam pular refeições e ter intolerância a diferentes consistências. "É importante que os pais aprendam a lidar com esse hábito justamente para que os pequenos não se tornem adultos seletivos - problema que, no futuro, pode predispor a quadros de obesidade", finaliza a nutróloga do HCor.

Leia também: Receita: Rosbife com molho italiano e cogumelos

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório