Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Brasil fará parte de seleto grupo de credores internacionais

Segundo o comunicado, Clube de Paris aumentará a influência do Brasil na agenda financeira internacional e nas futuras renegociações de dívidas soberanas

Brasil fará parte de seleto grupo de credores internacionais
Notícias ao Minuto Brasil

21:57 - 28/11/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Economia Clube

O Brasil passará a fazer parte do Clube de Paris, organização que representa os principais credores internacionais, informou hoje (28) à noite o Ministério da Fazenda. O ministro Henrique Meirelles viajará à capital francesa nos próximos dias para formalizar a adesão.

Na última reunião de chefes de Estado e de Governo do G20 (grupo das 20 principais economias do planeta), em setembro, na China, o Clube de Paris foi reconhecido como o principal fórum onde os países podem reestruturar a dívida externa, com prazos mais longos ou juros menores.

Segundo o comunicado do Ministério da Fazenda, como membro pleno do Clube de Paris, o Brasil aumentará sua influência na agenda financeira internacional e nas futuras renegociações de dívidas soberanas.

Apesar de a dívida bruta brasileira ter subido nos últimos anos e ter ultrapassado 70% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país), o país continua a ser credor externo. Isso ocorre porque a dívida pública externa representa somente cerca de 5% da Dívida Pública Federal (DPF). Ao registrar a dívida externa pública e privada (das empresas), o Brasil deve US$ 335,4 bilhões, valor menor que os US$ 372,6 bilhões das reservas internacionais. Com informações da Agência Brasil.

Campo obrigatório