Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

5 dicas para você preservar a sua coluna em viagens

Realizar alongamentos e ter cuidado com o peso da mala são alguns dos cuidados obrigatórios para quem vai enfrentar longas horas na estrada

5 dicas para você preservar a sua coluna em viagens
Notícias ao Minuto Brasil

07:30 - 29/11/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Postura

Já pensou se no momento da sua viagem, momento tão esperado, você sentir aquela fisgada na coluna? Isso acontece muito com quem resolve “levar a casa na mala de viagem” ou para quem passa muitas horas no trânsito sem ao menos dar uma esticada nos braços e nas pernas. Por isso, preste atenção nas dicas do ortopedista Rogério Vidal, especialista em coluna do Hospital das Clínicas, para não ter que encurtar a sua viagem de descanso.

Dica 1 - Atenção com a postura

A falta de postura pode fazer você trocar o lazer pela sala de fisioterapia. Por isso, é importante ter cuidado com a postura durante a viagem tanto durante o trajeto quanto nos dias de descanso. Evite também fazer movimentos bruscos ou fora do que já está acostumado. Se a atividade for muito intensa, ela poderá gerar aquela dor incômoda de fadiga muscular que persiste por alguns dias e limita o lazer.

Dica 2 - Posição do banco do carro

Fique atento a posição do banco enquanto estiver dirigindo. A distancia correta pode evitar dor nas pernas, braços e principalmente na coluna. O especialista comenta que é fundamental ajustar o banco do carro da forma correta. “É imprescindível corrigir a posição do banco, deixando a lombar totalmente apoiada. O banco não pode ficar nem muito para trás, nem muito para frente. Os braços não devem ficar totalmente esticados e tampouco muito dobrados limitando os movimentos”, explica o especialista

Dica 3 - Faça alongamentos

Caso o trânsito esteja muito ruim e o tempo parado no trânsito for longo, o ideal é alongar pernas e braços, alerta Dr. Rogério Vidal. “O movimento simples de abrir e fechar as mãos pode melhorar a circulação no membro superior e acaba melhorando também todo o retorno do sangue e até a posição da coluna cervical”. Outro alongamento considerado fundamental para aliviar a tensão e as dores nas costas é a movimentação do pescoço. “Enquanto o carro estiver parado, o motorista deve movimentar o pescoço de um lado e de outro. Umas cinco vezes de cada lado é o ideal. Esse simples movimento já vai aliviar bastante a tensão”, explica o especialista. O mesmo vale para voos e trajetos longos de ônibus. Procure andar e mexer os pés durante o voo e descer nas paradas para caminhar um pouco.

Dica 4 - Cuidado ao carregar as malas

O peso da mala também é um grande vilão para a coluna e a viagem tão esperada pode ser interrompida pela falta de postura na hora de carregar peso ou abaixar para levantar a mala. “É preciso retomar a atenção com a postura. Evite sobrecarga de peso na mochila de viagem, não faça movimentos bruscos e dê preferência para as malas com rodinhas quando possível”, afirma Dr. Rogério Vidal.

Dica 5 - Comece já o trabalho de prevenção

Alongar o corpo durante o dia e fazer caminhas são medidas que podem auxiliar na prevenção de dores na coluna. O especialista relata ainda que essas medidas simples podem também dar resultado quando os primeiros sintomas aparecem. “Primeiro é preciso que a pessoa se conscientize que o alongamento tem que fazer parte do dia a dia dela. Esse é um ponto fundamental para prevenir as dores. Lembrando que o alongamento deve ser feito antes, durante e depois do exercício, esforço”.

Leia também: Pensando em fazer dieta? Não espere pelo novo ano

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório