Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Vírus HPV pode ocorrer na boca; saiba mais

Trabalho sobre manifestação relacionada ao Papiloma Vírus foi menção honrosa na Jornada Acadêmica Odontológica da Unisul

Vírus HPV pode ocorrer na boca; saiba mais
Notícias ao Minuto Brasil

11:51 - 29/11/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Papiloma vírus

Maria Eduarda Cardoso, aluna de Odontologia da Unisul – Campus Pedra Branca levou Menção Honrosa como o melhor painel na categoria Relato de Caso Clínico, durante a I Jornada Acadêmica Odontológica, realizada na universidade entre os dias 22 a 24. A estudante apresentou um estudo sobre a Manifestação bucal relacionada a Papiloma Vírus (HPV), trabalho orientado pela professora Karine Piñera, dentista com doutorado em Patologia.

O tema abordado, tão delicado quanto relevante, fala diretamente da infecção pelo HPV, doença sexualmente transmissível e que pode ocorrer na boca. A doença provoca lesões brancas – tipo verruga –, e pode aparecer em outras partes do corpo, como nos órgãos genitais, além de aumentar sensivelmente o risco do câncer de boca.

A participação de Maria Eduarda Cardoso foi através do projeto de extensão Bons de Boca, uma iniciativa da professora Karine Piñera, vinculado ao curso de Odontologia da Unisul. “O caso clínico apresentado é uma das pesquisas desenvolvidas com a proposta de promover a importância de cuidados essenciais, especialmente para informar que doenças bem sérias acabam se proliferando por conta do descuido, mesmo que involuntário”, observa a professora Karine Piñera.

O projeto Bons de Boca tem sido levado a vários ambientes para ações públicas de prevenção em saúde bucal, inclusive planejando o atendimento a pacientes com manifestações bucais nos leitos do SUS do Hospital de Caridade (parceiro da Unisul). Alguns possíveis casos detectados poderão ser levados para tratamento gratuito no departamento de Odontologia da Unisul.

Leia também: Por que muitas mulheres estão abandonando a pílula?

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório