Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

6 dicas para vencer um debate

Existem técnicas cientificamente comprovadas que podem lhe ajudar a sair por cima num debate com outra pessoa

6 dicas para vencer um debate
Notícias ao Minuto Brasil

15:29 - 29/11/16 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Discussão

Uma conversa pode se tornar mais acalorada pode rapidamente evoluir para uma discussão, mas é preciso ter cuidado para não perder a razão. Confira seis técnicas que, de acordo com o Insider, são cientificamente comprovadas e lhe ajudam a sair vencedor num debate:

1. Não tentar ganhar

Pode parecer contraditório, mas evidenciar essa vontade em querer sair vencedor de uma discussão acaba por dificultar o processo. Atacar as ideias opostas só faz com que a outra pessoa também ataque as suas. Irritar essa mesma pessoa tem um ‘efeito espelho’ e pode nos afetar também. O melhor a fazer é pegar nas premissas do seu interlocutor e levá-las à sua conclusão lógica, que por vezes pode ser absurda.

2. Cordialidade

Outro truque bastante eficaz neste contexto. Mostrar respeito pela opinião adversa, por mais irracional que seja, irá facilitar a compreensão da sua perspectiva. Para entrar no domínio da lógica, é primeiro preciso estabelecer uma ligação emocional. “Quando as pessoas se sentem valorizadas, tendem a ser mais receptivas à informação que põe em causa aquilo em que acreditam", explica Peter Ditto, professor de Psicologia na Universidade da Califórnia, à New York Magazine em 2014.

3. Mostre confiança em si próprio

Este aspecto reduz-se apenas ao lado psicológico. Estudos provam que as pessoas tendem a ouvir mais atenciosamente aqueles que aparentam ser os mais inteligentes do lugar e, por vezes, essa inteligência pode apenas ser aparente e não real. Se mostrar confiança em si próprio, facilmente convence os outros da mensagem que quer fazer passar.

4. Provar que a sua opinião reúne consensos

Não é novidade nenhuma que, por mais independentes que afirmamos ser, a opinião alheia acaba sempre por condicionar ou até limitar a nossa. É por isso que, se fizer ver ao seu interlocutor que há quem concorde com a sua opinião, mais facilmente ele o irá compreender e possivelmente aceitar aquilo que tem para dizer.

5. Gráficos

Podemos comprovar as nossas afirmações de diferentes maneiras, mas elementos triviais como um gráfico ou uma notícia alusiva ao tema facilitam bastante a persuasão sobre a outra pessoa, visto que vai ao encontro do tópico anterior: havendo quem concorde com aquilo que diz, mais facilmente o seu argumento ganha força.

6. Não apresente episódios isolados

Ser objetivo tem muito mais efeito do que subjetivo. Ou seja, se apresentar fatos a nível global e não apenas pessoal, facilmente irá alargar a abrangência do seu argumento e mostrar que ele é transversal a diferentes contextos.

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório