Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Milhares de alemães ficam sem internet graças a ataque cibernético

O alvo foram os clientes da operadora Deutsche Telekon, que conta, atualmente, com 20 milhões de consumidores

Milhares de alemães ficam sem internet graças a ataque cibernético
Notícias ao Minuto Brasil

11:38 - 30/11/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Malware

Um mega-ataque deixou quase 1 milhão de pessoas sem internet na Alemanha, no último fim de semana. Os usuários não conseguiram acessar a internet por causa de um ataque hacker, que pretendia sequestrar roteadores domésticos. O alvo foram os clientes da operadora Deutsche Telekon, que conta, atualmente, com 20 milhões de consumidores.

Segundo o portal Olhar Digital, a ideia por trás do ataque era dominar os roteadores para que eles pudessem servir como arma para outros ciberataques. Foi estabelecido que o ataque parece usar uma botnet Mirai, que aproveita a vulnerabilidade de dispositivos conectados para usá-los como arma. O software Mirai em questão visa controlar aparelhos que não tenham a proteção de login adequada.

A empresa alemão afirmou que a tentativa de infectar os roteadores com malware falhou, mas ainda afetou a operação de 4% a 5% das conexões de seus usuários. A empresa recomendou que aqueles que tiveram seu acesso à internet interrompido retirem o roteador da tomada e o reconectem para limpar o malware.

LEIA TAMBÉM: Quer ver, em segundos, como a Terra mudou em 32 anos? A Google mostra

Campo obrigatório