Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Procurador critica mudanças em pacote anticorrupção

Deltan Dallagnol é contrário ao texto aprovado por deputados, que possibilita que juízes e integrantes do MP respondam por crime de responsabilidade

Procurador critica mudanças em pacote anticorrupção
Notícias ao Minuto Brasil

13:08 - 30/11/16 por Notícias Ao Minuto

Política 'Lei da intimidação'

O procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da operação Lava-Jato, criticou as mudanças feitas pelos deputados ao pacote anticorrupção, na madrugada desta quarta-feira. Entre as alterações, os parlamentares decidiram incluir a possibilidade de que juízes e integrantes do Ministério Público respondam por crime de responsabilidade. 

“Está sendo aprovada a lei da intimidação contra promotores, juízes e grandes investigações”, disse Deltan, no Twitter.

Segundo o jornal O Globo, os integrantes do Ministério Público podem responder pelo crime de abuso de autoridade se, por exemplo, promoverem a “instauração de procedimento sem que existam indícios mínimos de prática de algum delito”. Além da “sanção penal”, o procurador ou promotor poderiam estar sujeitos “a indenizar o denunciado pelos danos materiais, morais ou à imagem que houver provocado”.

Já os magistrados podem ser enquadrados em oito situações, entre elas, se “expressar, por qualquer meio de comunicação, opinião sobre processo pendente de julgamento”. A pena prevista é de seis meses a dois anos de prisão e multa.

Ainda de acordo com O Globo, das dez medidas de combate à corrupção apresentadas ao Congresso pelo Ministério Público, apenas duas permaneceram integralmente: criminalização do caixa dois e o artigo que exige que os tribunais de Justiça e o Ministério Público divulguem informações sobre tempo de tramitação de processos e que se identifiquem as razões da demora de julgá-los.

Leia também: Câmara conclui votação de medidas contra corrupção com mudanças

Campo obrigatório