Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

Relatório conclui que houve vazamento do ENEM

Ao menos dois candidatos tiveram acesso ao conteúdo da prova, gabarito e tema da redação antes do início da realização do exame

Relatório conclui que houve vazamento do ENEM
Notícias ao Minuto Brasil

13:01 - 01/12/16 por Notícias Ao Minuto

Brasil MPF

O Ministério Público Federal (MPF) informou nesta quinta-feira (1º) ter recebido um relatório da Polícia Federal (PF) que aponta o vazamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016). As informações foram publicadas pelo G1.

A PF afirma no relatório que tanto as provas do primeiro dia quanto as do segundo dia do exame e a redação vazaram antes do início da aplicação para, pelo menos, dois candidatos. Isto caracterizaria crime de estelionato qualificado.

“Uma quadrilha organizada nacionalmente teve acesso antecipado às provas. Isso compromete a lisura do exame e a própria credibilidade da logística de segurança que vem sendo aplicada”, afirmou o procurador da República Oscar Costa Filho.

Em um trecho do relatório, a PF conta que na análise de celulares apreendidos nos dias do exame, foi verificado que os candidatos receberam fotografias das provas e tiveram acesso aos gabaritos e ao tema da redação antecipadamente.

Leia também: Enquete popular mostra divisão sobre aborto

Campo obrigatório